Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2018"

Polícia Federal cumpre mandado na casa de Jaques Wagner

Segunda / 26.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com laudo pericial, a obra foi superfaturada em valores que podem chegar a mais R$ 450 milhões de reais após correção. (Foto: Reprodução Agência Brasil)

A Operação Cartão Vermelho, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (26), cumpre mandado na casa do ex-governador Jaques Wagner, gestor na época da demolição da antiga Fonte Nova, alvo da ação. Segundo informações da PF, os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e estão sendo cumpridos em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos em um esquema que envolve os crimes de fraude a licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a apuração da operação, batizada de Cartão Vermelho, a licitação que culminou com a Parceria Público Privada nº 02/2010 foi direcionada para beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações (FNP), composto pelas empresas Odebrecht e OAS. De acordo com laudo pericial, a obra foi superfaturada em valores que podem chegar a mais R$ 450 milhões de reais após correção, sendo grande parte desviado para o pagamento de propina e financiamento de campanhas eleitorais.

Fonte: Bahia Notícias

Rui lança editais do Programa Bahia Produtiva para agricultura familiar

Domingo / 25.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A solenidade contará com a participação de representantes de associações, cooperativas e entidades com representação da agricultura familiar, empresários e prefeitos.

O governador Rui Costa lança, nesta segunda-feira (26), às 9h, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, os editais do Programa Bahia Produtiva, para apoio à formação de alianças produtivas territoriais e para seleção de subprojetos para qualificação de agroindústrias da agricultura familiar. A solenidade contará com a participação de representantes de associações, cooperativas e entidades com representação da agricultura familiar, empresários e prefeitos.

Número de processos trabalhistas na Bahia tem queda de mais de 50% em janeiro, 3 meses após reforma

Domingo / 25.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

No primeiro mês de 2017, 7.548 trabalhadores deram entrada no TRT-BA com processos. Já em janeiro deste ano, foram apenas 3.056 processos.

O número de processos trabalhistas na Bahia caiu mais de 50% em janeiro de 2018, se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA). A queda das ações acontece três meses depois de entrar em vigor a reforma trabalhista. No primeiro mês de 2017, 7.548 trabalhadores deram entrada no TRT-BA com processos. Já em janeiro deste ano, foram apenas 3.056 processos. A juíza auxiliar do TRT-BA, Dorotéia Azevedo, destaca que ainda é cedo para afirmar que a redução foi uma consequência das novas normas. "Talvez seja prematura atribuir isso à reforma. Agora, certamente, são dados importantes que chama a atenção de todos. Talvez, tenhamos que aguardar um pouco mais para ver se esse processo de queda no número de ações continua ou não e aí, sim, averiguar de forma científica as causas dessa queda", destaca.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, já recebeu 18 ações de inconstitucionalidade contra a reforma trabalhista. Uma delas questiona a obrigação do trabalhador em ter que pagar as despesas do processo se ele perder a causa. Isso, segundo os especialistas, pode estar relacionado à redução do número de ações. Para o Ministério Público do Trabalho (MPT), a nova determinação prejudica o trabalhador. "A reforma trabalhista, de uma forma muito infeliz, tentou tolher esse acesso ao poder judiciário. Temos sentenças que condenam os trabalhadores e, no lugar de receber em decorrência da violação dos seus direitos trabalhistas, ele teve que pagar por ter ingressado na Justiça e ter buscado os seus direitos", destaca o procurador chefe do órgão, Luís Carneiro. Já para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomercio/BA), a reforma trabalhista precisava ser feita. "O pequeno e o médio empresário sempre tinham dificuldade de se defender. Além disso, tinham que deixar sua empresa para ir atender a uma questão trabalhista e isso tinha um custo. Agora, o advogado pensa duas vezes antes de prestar uma queixa", afirma o presidente do órgão, Carlos de Souza Andrade. As informações são do G1 Bahia.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado na quarta-feira, dia 28

Domingo / 25.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira (28), das 9h às 12h, no Povoado Lagoa da Onça, no Morro da Inácia, em Guanambi. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Xique-Xique: Cipe Semiárido apreende drogas e armas às margens do rio São Francisco

Domingo / 25.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A ação foi feita por guarnição do patrulhamento fluvial da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido. (Foto: SSP-BA)

Um homem morreu após troca de tiros com policiais militares em Xique-Xique, centro norte do estado, nesta sexta-feira (23). Na ação, armas e drogas foram apreendidas. O fato ocorreu durante ronda de PMs em povoados às margens do Rio São Francisco. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os militares passavam pela Ilha do Gado Bravo quando notaram três homens com comportamento suspeito e fizeram a aproximação. O trio teria reagido e atirado. No confronto Venilson de Souza Santana Santos, o 'Vitorinho', que tinha passagens por roubos, foi atingido. Vitorino foi socorrido para o Hospital Julieta Viana, mas não resistiu. Com ele foi apreendido um revólver calibre 32, munições, um simulacro de pistola e aproximadamente 1 kg de maconha. A ocorrência foi registrada, na Delegacia Territorial de Xique-Xique. A ação foi feita por guarnição do patrulhamento fluvial da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido.

Grupo americano comunica ao prefeito Jairo Magalhães o início dos investimentos no primeiro parque solar de Guanambi

Domingo / 25.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

No pico da obra, existe a estimativa da geração de 250 empregos diretos, com preferência, para trabalhadores locais. (Fotos: Ascom Guanambi)

O prefeito Jairo Magalhães, e o vice-prefeito e Secretário de Indústria e Comércio, Hugo Costa, tiveram uma semana de intensas reuniões com investidores de variados segmentos, com a finalidade de gerar emprego e renda na cidade de Guanambi. Após receber o comunicado oficial da construção na cidade, da sede administrativa regional da empresa AES Tietê, que administra o Parque de Energia Eólica Alto Sertão 2, mais uma grande notícia foi oficializada na tarde desta sexta-feira (23), a do início da construção e investimentos do primeiro parque solar na cidade, através da empresa UFV Verde Vale 3 Energia Solar S.A, que na reunião estava representada por Roberto Lopes, diretor de projetos e operação da companhia. Na oportunidade, foi apresentado o projeto e falaram dos investimentos e ações em parceria com o município. A empresa adquiriu o projeto em dezembro do ano passado, com ações iniciadas em janeiro deste ano, com prazo de entrega das obras para o mês de julho, onde será conectado ao sistema nacional. Ao todo, o empreendimento terá 51.480 módulos fotovoltaicos (Placas solares), com capacidade de gerar 15 mega-whats, o que daria para atender uma cidade com 45 mil habitantes. No pico da obra, existe a estimativa da geração de 250 empregos diretos, com preferência, para trabalhadores locais.

Para o diretor da empresa e especialista no setor, o território de Guanambi tem capacidade para a implantação de novos parques solares a curto e médio prazo, devido a diversas particularidades da cidade, e principalmente pela sua radiação solar. O representante da empresa estava na companhia do engenheiro e empresário do segmento Jaime Bastos, diretor da empresa EDENA Energia, que participa do empreendimento. O empresário é referência na região, nos estudos e investimento em energia solar, e direcionou o prefeito na visita ao canteiro de obras, que aconteceu no período da tarde. “Viemos apresentar o projeto ao prefeito, falar de geração de empregos e investimentos na cidade, a vocação de Guanambi  para estes negócios foi um ponto que atraiu o grupo americano a adquirir este projeto, a cidade está escrevendo mais uma página na energia renovável, já tem a eólica, e agora, como em Bom Jesus da Lapa e outras cidades do Brasil, a cidade entra definitivamente nesta rota de desenvolvimento da energia solar”, frisou Roberto Lopes.  

Leilão da Ebal é remarcado para o dia 15 de março

Sábado / 24.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo do Governo do Estado e da SDE é garantir aos interessados mais tempo para se prepararem para apresentar as propostas. (Foto: Antonio Saturnino / CORREIO)

A Comissão Especial constituída para conduzir o processo de alienação da participação acionária do Estado no capital da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) decidiu adiar para o dia 15 de março o leilão da empresa. O objetivo do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) é garantir aos interessados mais tempo para se prepararem para apresentar as propostas. O leilão ocorrerá a partir das 9h, no auditório da SDE, no Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 415. O Edital de licitação pode ser encontrado no site da SDE (www.sde.ba.gov.br).

Prefeito de Conquista, Herzem Gusmão, é escolhido para Conselho Deliberativo da Sudene

Sábado / 24.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O nome de Herzem Gusmão foi uma indicação do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), acatada pela Sudene. (Foto: Blog do Anderson)

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), fará parte do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional. O mandato tem duração de dois anos, com posse marcada para o dia 9 de março. Órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da Sudene, o conselho é responsável, entre outras atribuições, por encaminhar propostas que promovam políticas públicas relevantes para o desenvolvimento regional sustentável do Nordeste. Dele fazem parte o presidente da república, ministros, governadores, prefeitos indicados pela Associação Brasileira dos Municípios e representantes das classes empresarial e trabalhadora. O nome de Herzem Gusmão foi uma indicação do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), acatada pela Sudene. “Recebi essa notícia como uma benção de Deus. Isso é uma honra, uma dádiva. Além deste convite honroso, também assumi a vice-presidência da Comissão Temática da Sudene”, disse o gestor.

Prefeito Gil Rocha parabeniza Guajeru, destaca ações de sua gestão e início de importante obra financiada pelo DESENBAHIA

Sábado / 24.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

“O nosso município sofreu muito no passado e acredito que Guajeru precisa avançar e se desenvolver”, afirmou Gil Rocha. (Foto: Arquivo / Sertão Hoje)

O município de Guajeru completa 33 anos de emancipação político-administrativa neste domingo (25) e o Prefeito Gil Rocha aproveitou a oportunidade para, além de parabenizar o município e a sua população, destacar importantes ações de sua gestão, obras que estão em andamento e o início de uma importante obra financiada pela DESENBAHIA.

Falando ao site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão, Gil Rocha inicialmente destacou o trabalho realizado na sua primeira gestão (2013-2016), durante a qual o município passou por uma total reestruturação financeira e administrativa, que possibilitaram a realização de convênios e o acesso a recursos, já que ao assumir o município estava totalmente inadimplente, o que impossibilitava o acesso a recursos dos governos do estado e federal.

Segundo Gil Rocha, a partir desta reestruturação e organização e com o apoio dos deputados Zé Raimundo, Vitor Bonfim e Waldenor Pereira, Guajeru começou a receber importantes recursos, que alavancaram o seu desenvolvimento e trouxeram obras e desenvolvimento. Somente neste segundo mandato, o município está sendo contemplado com o calçamento da Praça de Esportes Luiz Cabral (R$ 255 mil), construção da quadra na comunidade de Tanque Novo (R$ 235 mil), construção de Quadra coberta com Vestiário no Colégio Municipal (R$ 500 mil), além de recursos para a atenção básica (R$ 400 mil), para aquisição de equipamentos para as unidades de saúde (R$ 200 mil), tubos e caixas d'água, perfuração e instalação de poços, Trator Agrícola. Além de todas estas obras, Guajeru ainda será beneficiado com mais de R$ 500 mil em recursos para pavimentação de ruas, através de emenda dos Deputados Zé Raimundo e Vitor Bonfim. Também serão reformadas e ampliadas as unidades de saúde da família Santa Rosa e Cancela com recursos provenientes de emenda parlamentar. Com isso, somente neste início de segundo mandato, os investimentos no município já ultrapassam os R$ 2 milhões, com recursos de emendas parlamentares.

O Prefeito destacou ainda que todas as unidades escolares do município estão sendo reformadas com recursos próprios do município e que a Prefeitura de Guajeru concedeu um reajuste salarial de 10% para as categorias profissionais que estavam com salários defasados. O município foi beneficiado ainda com o recebimento de um veículo, que vai auxiliar os trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura e que foi doado ao município pelo Deputado Estadual Vitor Bonfim, através da Secretaria Estadual de Agircultura (Seagri).

Sobre o financiamento feito junto ao Desenbahia, Gil Rocha destacou que o município conseguiu um financiamento de R$ 940 mil, que será usado para melhoria da infraestrutura urbana de Guajeru. “Organizamos as finanças do município, quitamos dívidas deixadas pelos ex-gestores, inclusive salários de funcionários cujos recursos simplesmente sumiram em 2012, reestruturamos toda a parte administrativa e hoje, com o aval do Tesouro Nacional, que constatou a capacidade que Guajeru tem de pagar as parcelas, conseguimos este financiamento e vamos usar os recursos de forma responsável para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. O nosso município sofreu muito no passado e acredito que Guajeru precisa avançar e se desenvolver”, afirmou Gil Rocha.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nessa sexta (23)

Sábado / 24.02.2018

Por Eliana Costa

O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial (www.cmbrumado.ba.gov.br). O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Câmara de Ituaçu está realizando concurso público; Presidente destaca total transparência do processo

Sábado / 24.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Presidente Marcinho de Noé destacou que objetivo da Mesa Diretora é realizar o concurso público da forma mais transparente possível (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Pela primeira vez na sua longa história, a Câmara Municipal de Ituaçu está realizando concurso público para preenchimento de vagas existentes. Apesar de ser uma instituição centenária, o legislativo municipal não dispunha de um quadro de pessoal efetivo e nem de um Plano de Carreira, Cargos e Salários, o que foi corrigido com a aprovação do Projeto de Resolução N.º 02/2017. Desta forma, foram criados quatro cargos efetivos, que devem ser preenchidos por pessoas aprovadas em concurso público, sendo eles: auxiliar de serviços gerais, agente de portaria, assistente legislativo e controlador interno. Com base nisto, a Câmara de Ituaçu lançou o Edital de Concurso Público N.º 01/2018, que está sendo executado pelo Instituto Brasileiro Educar Conquista (IBEC), tendo sido as inscrições iniciadas no dia 15/02 e encerradas nesta sexta (23). Falando ao site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão, o Presidente da Câmara Márcio Aparecido Araújo Rocha (Marcinho de Noé) afirmou que a realização do concurso pública era uma necessidade do legislativo municipal e que não poderia mais ser protelada, enfatizando que com isto poderá ter que demitir alguns funcionários que há muito tempo atuam no legislativo e que deixarão saudades em todos. “A nossa intenção é realizar um concurso público da forma mais transparente possível e quero deixar claro para toda a sociedade ituaçuense que não haverá qualquer tipo de ilegalidade neste concurso e todos tem a liberdade para fiscalizar a sua realização”, destacou Marcinho de Noé

Uma enorme fila se formou na Câmara nesta sexta (23), último dia para inscrição no concurso público do legislativo municipal (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Pousada em Ituaçu dá desconto de 22% para servidores até 30 de março

Sábado / 24.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Após o período de oferta especial, a Pousada prosseguirá com o desconto regular de 12% para funcionários públicos estaduais. (Foto: Dimbas de Campos)

Até o próximo dia 30 de março, os servidores estaduais têm direito a um desconto de 22% em pacotes de duas ou mais diárias para hospedagem na Pousada Toyanne, no município de Ituaçu, na Chapada Diamatina. Parceira do Clube de Desconto do Servidor, oferecendo aos visitantes uma série de roteiros na região, incluindo trilhas, cavalgadas e passeios a cachoeiras e cavernas.  Com a promoção atual, o preço de duas diárias para a hospedagem de um casal em quarto duplo, por exemplo, cai de R$ 240,00 para R$ 187,20. Após o período de oferta especial, a Pousada prosseguirá com o desconto regular de 12% para funcionários públicos estaduais. Para ter direito ao abatimento, o servidor deve apresentar contracheque ou identidade funcional que comprove o seu vínculo com o Estado.

A infra-estrutura da pousada, situada em um terreno arborizado de 930m² na praça central da cidade, inclui estacionamento privativo, wifi e acomodações em quartos duplos, triplos e quádruplos, sempre com café-da-manhã incluído na diária. Entre os roteiros oferecidos pelo espaço está o day use na Fazenda Moendas, dos mesmos proprietários, que conta com um sítio arqueológico com pinturas rupestres (o Vale das Moendas), poços para banho, barragem, pomar, estrutura para esportes radicais e uma cachoeira de 72 metros de altura. Mais informações sobre a pousada Toyanne e a Fazenda Moendas podem ser obtidas pelo telefone 77 3415-2197 ou pelo site (www.fazendamoendas.com).

Mega-Sena pode pagar R$ 6,2 milhões neste sábado (24)

Sábado / 24.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até uma hora antes da hora do sorteio em uma das mais de 13 mil lotéricas do país.

O concurso 2.017 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 6,2 milhões neste sábado (24). O sorteio será realizado às 20 horas. Aplicando o prêmio de R$ 6,2 milhões na Poupança da CAIXA, o ganhador receberá mensalmente mais de R$ 24 mil apenas em rendimentos. As apostas podem ser feitas até uma hora antes da hora do sorteio em uma das mais de 13 mil lotéricas do país. As apostas para a Dupla de Páscoa já podem ser registradas em qualquer unidade lotérica do país, por meio de volante específico da modalidade. O prêmio, estimado em R$ 20 milhões, será sorteado no dia 31 de março. O prêmio da Dupla de Páscoa não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da quina, quadra ou terno. O preço da aposta simples, com 6 números, é de R$ 2,00. Para concorrer ao prêmio especial, basta solicitar o volante específico do concurso nas unidades lotéricas. As apostas paralelas vão até o dia 20 de março. A partir do dia 21, todas as apostas concorrerão para a Dupla de Páscoa, inclusive as registradas em volantes regulares da Dupla-Sena. 

Rui Costa entrega DISEP para as Polícias Civil e Militar em Luís Eduardo Magalhães

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ao total foram investidos R$ 3,3 milhões. (Fotos: SSP-BA)

As Novas sedes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado e da Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (23) pelo governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. O Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que coloca lado a lado as duas unidades, conta ainda com um prédio administrativo, uma sala de capacitação e outra onde futuramente deve funcionar o Instituto de Identificação Pedro Mello, do Departamento de Polícia Técnica, auxiliando a emissão de carteiras de identidade. Ao total foram investidos R$ 3,3 milhões. "A Bahia é um estado diferenciado. O Governo do Estado tem conseguido manter o planejamento de entregas à população na área de segurança, sem atrasar o salário dos servidores, como temos visto em muitos estados, inclusive naqueles onde a arrecadação é muito maior do que no nosso", elogiou o secretário Maurício Barbosa. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), além do Disep de Luís Eduardo Magalhães, outros municípios da região Oeste também receberam novas estruturas nos últimos três anos. São eles Santa Maria da Vitória, com a entrega do Cicom, Barreiras, que recebeu um Disep e uma Base Avançada do Grupamento Aéreo da PM e Bom Jesus da Lapa, que também passou a contar com um Distrito Integrado.

Polícia Militar da Bahia ganhará mais 185 oficiais

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). (Fotos: Jorge Cordeiro / SSP-BA)

Cento e oitenta e cinco policiais militares participaram, na tarde desta quinta-feira (22), de sua última aula, etapa necessária para ascensão ao posto de 1º tenente da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). O evento foi realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação de alunos, instrutores e oficiais da corporação. De acordo com o diretor da Academia da PM, Coronel Nilton Paixão Silva Santos, após a formatura, que está programada para acontecer nos dias 27 de fevereiro e 02 de março, os aspirantes terão três meses de estágio. “Estes profissionais já estão servindo a corporação há mais de 30 anos”, revelou.

Para o Oficial Instrutor da Academia, tenente PM Andrerson de Melo Cerqueira, este evento traz lembranças das transformações ocorridas durante o período do curso. “Esta última aula tem intenção de espiritualizar cada um destes guerreiros, além de mostrar a responsabilidade e compromisso que eles terão a partir de agora”, afirmou. “Uma coroação para todos nós que já temos longa estrada na corporação. A intenção é de assumir esta nova responsabilidade e ofertar sempre um serviço de excelência para a população”, expressou o aspirante PM Fábio de Melo. O aspirante PM César Evangelista Santos disse que este é um reconhecimento do trabalho deles. “Chegar ao oficialato é o sonho de todo policial militar, é um momento de muita satisfação e alegria”, concluiu.