Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2018"

Rui Costa entrega DISEP para as Polícias Civil e Militar em Luís Eduardo Magalhães

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ao total foram investidos R$ 3,3 milhões. (Fotos: SSP-BA)

As Novas sedes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado e da Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (23) pelo governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. O Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que coloca lado a lado as duas unidades, conta ainda com um prédio administrativo, uma sala de capacitação e outra onde futuramente deve funcionar o Instituto de Identificação Pedro Mello, do Departamento de Polícia Técnica, auxiliando a emissão de carteiras de identidade. Ao total foram investidos R$ 3,3 milhões. "A Bahia é um estado diferenciado. O Governo do Estado tem conseguido manter o planejamento de entregas à população na área de segurança, sem atrasar o salário dos servidores, como temos visto em muitos estados, inclusive naqueles onde a arrecadação é muito maior do que no nosso", elogiou o secretário Maurício Barbosa. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), além do Disep de Luís Eduardo Magalhães, outros municípios da região Oeste também receberam novas estruturas nos últimos três anos. São eles Santa Maria da Vitória, com a entrega do Cicom, Barreiras, que recebeu um Disep e uma Base Avançada do Grupamento Aéreo da PM e Bom Jesus da Lapa, que também passou a contar com um Distrito Integrado.

Polícia Militar da Bahia ganhará mais 185 oficiais

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). (Fotos: Jorge Cordeiro / SSP-BA)

Cento e oitenta e cinco policiais militares participaram, na tarde desta quinta-feira (22), de sua última aula, etapa necessária para ascensão ao posto de 1º tenente da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). O evento foi realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação de alunos, instrutores e oficiais da corporação. De acordo com o diretor da Academia da PM, Coronel Nilton Paixão Silva Santos, após a formatura, que está programada para acontecer nos dias 27 de fevereiro e 02 de março, os aspirantes terão três meses de estágio. “Estes profissionais já estão servindo a corporação há mais de 30 anos”, revelou.

Para o Oficial Instrutor da Academia, tenente PM Andrerson de Melo Cerqueira, este evento traz lembranças das transformações ocorridas durante o período do curso. “Esta última aula tem intenção de espiritualizar cada um destes guerreiros, além de mostrar a responsabilidade e compromisso que eles terão a partir de agora”, afirmou. “Uma coroação para todos nós que já temos longa estrada na corporação. A intenção é de assumir esta nova responsabilidade e ofertar sempre um serviço de excelência para a população”, expressou o aspirante PM Fábio de Melo. O aspirante PM César Evangelista Santos disse que este é um reconhecimento do trabalho deles. “Chegar ao oficialato é o sonho de todo policial militar, é um momento de muita satisfação e alegria”, concluiu.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado na terça-feira, dia 27

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo (25), das 8h30 às 15h30, na Estrada para Cristalândia, Praça da Igreja, Praça do Mercado, Rua Largo do Campo, Rua Manoel de Barros, Rua Nova, Rua Padre Cícero, Vila Cristalândia, Fazenda Tepera, Praça da Matriz. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Crea-BA realiza primeira consulta para indicação de inspetores

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Cada profissional poderá indicar até três nomes para inspetor e deverá estar adimplente com suas obrigações junto ao Crea. (Foto: Crea-BA)

A gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) inovou e pela primeira vez na história realizará uma consulta para indicação de inspetores, permitindo que o profissional possa ter voz, ajudando assim a compor as equipes do interior, criando aproximação entre os inspetores e os profissionais. Podem se candidatar a consulta os profissionais com qualquer nível de formação, sendo necessário comparecer do dia 16 a 28 de fevereiro na inspetoria que estiver vinculado, levando a ficha que consta no anexo I (Portaria nº 31) preenchida. Além de atender as condições exigidas no documento.

A comissão de Acompanhamento de Consulta (CAC) acompanhará todo processo, divulgando os nomes indicados no dia 05 de março. Já as votações serão realizadas nos dias 15 e 16 de março, através do portal do profissional (SITAC) e o resultado será divulgado no dia 27. Cada profissional poderá indicar até três nomes para inspetor e deverá estar adimplente com suas obrigações junto ao Crea-BA. Para o presidente do Crea-BA, engenheiro civil Luís Edmundo Prado de Campos, a iniciativa vai facilitar o acompanhamento das ações realizadas pelos inspetores. “Estamos criando uma aproximação entre os inspetores e profissionais, dando oportunidade aos técnicos, tecnólogos e engenheiros de escolher por quem quer ser representado na inspetoria. Por esse meio democrático de escolha, esperamos reunir representantes que colaborem na construção de um Crea melhor”, destaca. A portaria e outras informações podem ser acessadas no site do Crea-BA.

Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos nomeia a nova Conselheira Tutelar

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A nomeação ocorreu na tarde da última quarta-feira (21). (Foto: Ascom: Brumado)

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, na tarde da última quarta-feira (21), nomeou a Sra. Gláucia Xavier da Silva, 2ª Suplente, para assumir o cargo de Conselheira Tutelar. A nomeação se deve pelo pedido de exoneração da até então Conselheira Tutelar, Sra. Jarina de Oliveira Aguiar dos Santos, e da abdicação do cargo do 1º Suplente, Sr. José Porto da Silva.

Guanambi: Câmara de Vereadores e CDL levam demandas dos usuários ao Banco do Brasil

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o Vereador Fabrício Lopes, “O banco confirmou as dificuldades, mas está procurando encontrar soluções para essa demanda crescente na cidade”.

Representando a Câmara de Vereadores de Guanambi, o Vereador Fabrício Lopes se reuniu, em Salvador, com o presidente da FCDL (Federação dos Dirigentes Lojistas da Bahia), Pedro Failla, Deputada Ivana Bastos e o Vice-presidente da CDL de Guanambi, Deomaci Sanches com a Superintendência do Banco do Brasil na Bahia, explanando as dificuldades da comunidade, comércio e funcionários da agência de Guanambi, para atender a enorme demanda de serviços na cidade. Durante a reunião, o superintendente Christiano Carvalho, apresentou as informações dos serviços da agência de Guanambi e garantiu pedidos de novos funcionários, caixas eletrônicos mais modernos e trabalhar na busca da redução no tempo dos atendimentos no Banco do Brasil. De acordo com o Vereador, “a Superintendência confirmou as dificuldades, mas que o banco está procurando encontrar soluções para essa demanda crescente na cidade”.

TCM acata recurso e aprova contas da Câmara de Manoel Vitorino

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A presidente da Câmara apresentou no recurso, documentação comprobatória que sanou supostas irregularidades detectadas no relatório original.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (22), concedeu provimento ao pedido de reconsideração formulado pela presidente da Câmara de Vereadores do município de Manoel Vitorino, Jocilene Lima de Souza, e determinou a emissão de novo parecer, desta vez pela aprovação na íntegra das contas relativas ao exercício de 2016. O conselheiro Raimundo Moreira, relator do parecer, também determinou a supressão da multa. A gestora apresentou, no recurso, documentação comprobatória que sanou supostas irregularidades detectadas no relatório original relativas ao não pagamento de multa imposta pelo TCM, ausência de nota fiscal eletrônica em diversos processos de pagamento e a não remessa mensal dos dados e informações da gestão através do sistema SIGA. Também foi comprovado o cumprimento do disposto no art. 48-A da Lei Complementar nº 101/00, que trata do acesso a informações do ente, e a regularidade dos processos licitatórios nº. 001-2016PP e 002-2016PP.

TCM aprova contas, com ressalvas, do ex-prefeito de Tanhaçu, João Francisco

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O TCM recomendou a aprovação, com ressalvas, por parte da Câmara dos Vereadores, das contas do ex-prefeito, João Francisco Santos, relativas ao exercício de 2016.

Na sessão desta quinta-feira (22), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendou a aprovação, com ressalvas, por parte da Câmara dos Vereadores, das contas do ex-prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos, relativas ao exercício de 2016. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, multou o gestor em R$ 8 mil e determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 103.465,71, com recursos pessoais, devido ao não encaminhamento de sete processos de pagamentos.

O município apresentou uma receita arrecadada no montante de R$ 42.037.418,12 e realizou despesas na importância de R$ 42.060.036,19, o que evidenciou um déficit orçamentário na ordem de R$22.618,07. Houve o cumprimento do disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, vez que os recursos em caixa foram suficientes para quitar as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores. Em relação à despesa total com pessoal, que representou 55,32% da receita corrente líquida do município, o gestor poderia diminuir o percentual excedente dos gastos até o final do 1º quadrimestre de 2017, cabendo a administração ter especial atenção ao fato, que, caso não seja atendido, poderá macular o mérito de futuras prestações de contas. O relatório registrou ainda, como ressalvas, irregularidades em processos licitatórios, apresentações de documentos de despesas sem as indicações dos destinos das matérias e/ou serviços teoricamente prestados, locações e manutenções de veículos sem a identificação dos automóveis. Além de gastos com obras sem a indicação das medidas dos serviços executados e gastos elevados com combustíveis, tendo alcançado, no exercício em exame, o montante correspondente a 6,32% da receita municipal no ano. Cabe recurso da decisão.

Polícia Civil recaptura foragido na zona rural de Brumado

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Manuel havia fugido da delegacia de Brumado em 2008 por um túnel escavado no banheiro de uma das celas. (Foto: Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil (20ª Coorpin) conseguiram na manhã desta quinta-feira (22), na Fazenda Curralinho, zona rural de Brumado, recapturar o foragido Manuel Leandro Pereira Vieira, vulgo "Tita", de 36 anos de idade. Manuel Leandro havia fugido da delegacia de Brumado em 12 de outubro de 2008, quando juntamente com outros detentos, escaparam por um túnel que havia sido escavado no banheiro de uma das celas. Leandro havia sido preso no dia 18 de setembro de 2007, na época com 25 anos de idade, por ter participado de um roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, fato ocorrido na zona rural de Várzea da Pedra, no município de Brumado e fora posteriormente condenado a cumprir 5 anos e 6 meses de prisão. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado até a remoção para uma unidade da SEAP.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária desta sexta-feira (23)

Sexta / 23.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 23/02. Em apresentação estão: Projeto de Resolução Nº 001/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Projeto de Resolução Nº 026/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Projeto de Lei Nº 002/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Projeto de Lei Nº 001/2018, de autoria da Mesa Diretora; Moção de Pesar N° 007/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Moção de Pesar N° 008/2018, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação  N° 028/2018, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação  N° 029/2018, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação  N° 030/2018, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação  N° 031/2018, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação  N° 032/2018, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação  N° 033/2018, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação  N° 034/2018, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro.

Luciano Ribeiro felicita município de Abaíra pelo aniversário de emancipação política

Quinta / 22.02.2018

Por Giselle Quintão

O município localizado no centro da Chapada Diamantina, tem sua economia centrada basicamente na produção de cachaça.

Conhecida como a "Capital Mundial da Cachaça", Abaíra completa hoje, dia 22 de fevereiro, 56 anos da sua emancipação política. O município localizado no centro da Chapada Diamantina, tem sua economia centrada basicamente na produção de cachaça. A cidade teve seu fundamento em consequência da cachaça, quando no final do séc. XIX, o morador do Curralinho, José Joaquim de Azevedo, recebeu, de herança, uma fazenda chamada “Capoeira de Cana”, devido à grande quantidade de cana ali existente. Foi então que José Joaquim abriu um comércio de gêneros alimentícios para atender aos mineradores que se deslocavam do Bom Jesus do Rio de Contas para Mucujê e o pessoal dos arredores. Com o passar do tempo, tornou-se um hábito aos domingos as pessoas procurarem a “Venda” para tomar uma boa cachaça que ali era fabricada e assim começou a história da cidade voltada para a produção da cachaça. A praça principal da cidade mostra a importância da cachaça para o município, com monumentos da bebida. Desde 1987, em anos alternados, que o município festeja a Festa da Cachaça, que já se tornou uma tradição cultural forte, atraindo inúmeras pessoas de todas as regiões do país, o que faz com que a cidade se torne ainda mais conhecida. A Aguardente Abaíra já é conhecida mundialmente, e é produzida em associações de toda a região. Na data do aniversário desta querida e representativa cidade, o deputado Luciano Ribeiro felicita os abairenses, desejando progresso e desenvolvimento social. 

Funcionários da viação Vitória paralisam atividades em Vitória da Conquista

Quinta / 22.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Conforme o Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista, apenas 30% da frota está circulando. (Foto: Luan Vinícius Ferreira/ TV Sudoeste)

Funcionários de uma das empresas de transporte público da cidade de Vitória da Conquista paralisaram as atividades no início da manhã desta quinta-feira (22). Eles reclamam da falta de pagamento de salários. Ainda não há previsão de quando os trabalhos serão retomados. Em nota, a empresa Viação Vitória disse que o pagamento dos funcionários está sendo providenciado e que até o meio-dia desta quinta-feira (22) a situação será regularizada. A empresa diz ainda que os atrasos nos pagamentos se devem a uma recuperação judicial, causada por uma crise financeira, além de ter contas bloqueadas. Conforme o Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista, apenas 30% da frota está circulando. Por conta da paralisação, os usuários tiveram que recorrer a outros meios de transportes, como vans. A Viação Vitória transporta cerca de 40 mil passageiros por dia. Essa é a quinta paralisação do ano feita pelos funcionários da empresa, segundo o sindicato dos rodoviários, por conta da falta de pagamento dos funcionários.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado no Domingo, dia 25

Quinta / 22.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo (25), das 8h às 14h, na Rua Placidia Rizério, no centro, em Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Pagamento do abono salarial recomeça hoje (22) para nascidos em março e abril

Quinta / 22.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

: Os valores variam de R$ 80 a R$ 954, de acordo com o tempo trabalhado em 2016. (Foto: Agência Brasil)

O calendário 2017/2018 do pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), com ano-base 2016, é retomado nesta quinta-feira (22). Segundo informações da Agência Brasil, os valores variam de R$ 80 a R$ 954, de acordo com o tempo trabalhado em 2016. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o crédito foi automático, na última terça-feira (20), para os titulares de conta individual que tinham saldo acima de R$ 1 e movimentação. Os pagamentos iniciaram em julho do ano passado e são feitos conforme o mês de nascimento. Após o pagamento, o benefício ficará disponível até 29 de junho de 2018. Os nascidos em maio e junho serão os últimos a receber, a partir de 15 de março. Ao todo, serão liberados R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários em todo o calendário, sendo R$ 2,664 bilhões para os mais de 3,745 milhões de trabalhadores nascidos em março e abril que constam no lote. O valor a ser recebido pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco (clique aqui) ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Guanambi: Ocorre neste sábado (24) o 28º Festival de Ternos de Reis do Distrito de Morrinhos

Quinta / 22.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A comunidade cultural e religiosa local, através de equipe organizadora está preparando toda a logística do evento. (Foto: Ascom Guanambi)

Acontece neste sábado (24), no Distrito de Morrinhos, um dos mais tradicionais festivais culturais e religiosos de toda a região. O 28º Festival de Ternos de Reis irá reunir grupos de várias cidades, cuja participação se fortalece anualmente. A comunidade cultural e religiosa local, através de equipe organizadora está preparando toda a logística do evento, liderados pelo “Seu Alziro”, um ancião de mais de 90 anos, apaixonado pela folia de reis e precursor do festival, e pelo o vereador Homero Castro, o evento é feito com várias e dedicadas mãos, que vai desde a recepção e alimentação dos reiseiros, até a ornamentação do coreto que ocorrem as apresentações. A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Cultura, está prestando todo auxílio para a realização do evento, que está inserido no Calendário Cultural do Município. A programação deste ano iniciará com celebração religiosa às 17 horas na igreja de São Sebastião, seguindo de desfile dos grupos pelas ruas do distrito, se encontrando novamente na praça da igreja, onde tradicionalmente ocorrem as apresentações. Após o festival, os cantores Igor Nascimento e Lucas do Forró farão show musical, apresentando para o público presente.