Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2017"

Guanambi: Mutans Folia fortalecerá tradicional festejo carnavalesco

Segunda / 20.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Um grande palco será armado na Praça do Mercado, onde passarão nove nomes de artistas locais e regionais.

De 25 a 27 de fevereiro, a prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Educação e Cultura, promoverá o tradicional Carnaval do Distrito de Mutans, conhecido como o “Mutans Folia”, que por quase duas décadas fortalece a cultura e valoriza os artistas da terra. Nos três dias de festa, toda uma estrutura será montada para garantir comodidade, segurança e qualidade do evento aos foliões. Um grande palco será armado na Praça do Mercado, onde passarão nove nomes de artistas locais e regionais. A Superintendência Municipal de Trânsito e a Policia Militar já planejam toda a logística para propiciar toda a segurança aos condutores e foliões.  Confira a programação oficial: sábado (25) - Banda Kleytones – 21h às 23h, Fábio Moreno – 23h às 01h, Virgilio Leasi – 01h às 03. Domingo (26) - Banda Chamego (Matinê) – 17h, Banda Eita Bichão – 21h às 23h, Jardel Pereira – 23h às 01h, Banda Nova Geração - 01h às 03. Segunda-feira (27) - Marcondes e Thiago - 21h às  23h, Renam Moreira – 23hàs 01h, Eita Bichão - 01h às 03h.

Barra da Estiva: Projeto enviado pelo prefeito é aprovado e pode atingir a classe da Educação

Segunda / 20.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo os vereadores de oposição, o projeto do prefeito João Didi chegou na Câmara 15 min antes do início da sessão, mesmo assim foi aprovado pelos vereadores de situação.

Na primeira sessão ordinária do ano de 2017 na Câmara de Barra da Estiva, realizada na última quinta-feira (16), foi aprovado um projeto de lei que, segundo os vereadores da bancada de oposição da Casa, pode vir a prejudicar a classe dos servidores da Educação. Os vereadores nem tiveram tempo de analisar e discutir o projeto, já que o mesmo teria chegado às mãos dos vereadores 15 minutos antes do início da sessão, mesmo assim foi aprovado por todos os vereadores de situação. Os vereadores de oposição votaram contra, por entender que não houve tempo mínimo para analisar e saber quais as consequências que, de fato, poderia ocasionar o projeto.

“Foi enviado na calada da noite pelo prefeito João de Didi em regime de urgência, ferindo a lei de servidores da educação. Isso poderia prejudicar o plano de cargos e salários deste município, o qual foi estruturado através de várias audiências com todos os profissionais da educação e representantes de órgãos da esfera Estadual e Federal. O plano não contempla a valorização desses profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino. O projeto de lei n° 006/2017, de autoria do Executivo Municipal que tramitou na primeira sessão ordinária do primeiro período legislativo, fere o plano de cargo e salário. O mesmo foi aprovado pelos vereadores da situação sem uma discussão ampla e teve os votos contra dos vereadores da oposição, que não concordaram com a atitude imediata. Projetos dessa natureza requer mais leitura, fato que não houve por parte de nenhum vereador. Outra questão importante é o fato de que o projeto encaminhado pelo prefeito não observou a Lei Federal n° 11738, de 16 de julho de 2008, que no artigo segundo do parágrafo quarto o qual estabelece o limite máximo de dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos. Por outro lado, o mesmo projeto em suas especificidades de jornada de trabalho reduzida e total não atende a mesma permissão de atuação das horas atividades da jornada parcial. Se não bastasse, ainda pior seria se ocorresse alteração do Artigo 81 da lei n° 015/09 para nova redação, conforme no preâmbulo do projeto de lei”, externou o vereador Bico, que foi contra ao projeto juntamente como seus colegas de bancada. Fonte: Informe Barra.

Tanhaçu: Coelba comunica desligamento Programado dia 22/02

Segunda / 20.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira, dia 22, das 10h15 às 15h, no zona rural da cidade de Tanhaçu. Serão atingidos os seguintes locais: Faz. Pau Brasil; Faz. Jiboia; Faz. Pau Ferro; Pç. Areial; e Pov. Barreiro. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Jairo Magalhães participa de posse da UPB e cumpre extensa agenda de trabalho em Salvador

Segunda / 20.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito esteve na Secretaria Estadual de Saúde, Serin, Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia e na SDR.

Após participar da solenidade de posse da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, cumpriu extensa agenda de trabalho na última sexta-feira (17). Durante seus compromissos, o prefeito esteve acompanhado pelo senador Otto Alencar, ex-prefeito Charles Fernandes e pelo diretor da Bahiafarma Paulo Costa. Inicialmente, Jairo se renuiu na Secretaria Estadual de Saúde com a Dra. Petrivone Sampaio, assessora do Secretário Fábio Vilas-Boas, para discutir parcerias para o setor de Atenção Básica, melhorias no Hospital Regional, além de novos projetos para o município. Na Serin, em audiência com o Secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, o prefeito solicitou recursos para a construção da ponte que interliga a Comunidade de Capim de Raiz, localizada na região do Baixio. “Já decidimos construir com recursos próprios a mureta de proteção, além de instalação de sinalização da ponte da Estrada Pau de Colher, na estrada velha de Mutans. E buscamos, nesta reunião, parceria com o Estado para a construção de uma ponte de concreto no Capim de Raiz, propiciando maior segurança do acesso na região”, pontuou o gestor.

Ainda na sexta, na Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), o prefeito participou de audiência com o diretor do órgão, Saulo Pontes. Na ocasião ele tratou sobre o início da recuperação asfáltica da BA-938, que interliga Guanambi ao Distrito de Ceraima e ao Instituto Federal Baiano. Encerrando a série de reuniões na capital, acompanhado de Marcilio Flores, chefe de gabinete da deputada Ivana Bastos, o prefeito também esteve na Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) com o chefe de gabinete da pasta, Jeandro Ribeiro. Na SDR Jairo tratou da construção da ponte que interliga a comunidade de Capim de Raiz e melhorias sanitárias na zona rural de Guanambi, além de questões de regularização fundiária urbana. “Saímos bastante satisfeitos desta reunião na SDR, inclusive o Jeandro já agendou visita a Guanambi no próximo mês, para verificar essa e outras demandas pessoalmente”, frisou o gestor.  O prefeito também teve audiência com o secretário da pasta, Jerônimo Rodrigues, onde reforçou os pedidos feito ao seu chefe de gabinete.

Prefeitura de Caetité realizará audiência pública para apresentar relatórios referentes ao Exercício de 2016

Segunda / 20.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, serão apresentados os Relatórios das Metas Fiscais e o Relatório Detalhado dos Recursos da Saúde.

O Prefeito de Caetité, Aldo Gondim, convida toda a população para participar da audiência pública que será realizada nesta terça-feira (23) às 16h, na Câmara de Vereadores do Município. Na ocasião, serão apresentados os Relatórios das Metas Fiscais e o Relatório Detalhado dos Recursos da Saúde referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2016.

Pesquisa aponta Porto Seguro e Salvador como dois dos três destinos mais procurados do país

Segunda / 20.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Porto Seguro e Salvador alcançaram, respectivamente, o primeiro e terceiro lugares.

De acordo com pesquisa realizada pelo buscador de preços Trivago, Porto Seguro e Salvador estão entre os três destinos mais procurados do Nordeste, alcançando respectivamente o primeiro e terceiro lugares. Quando se leva em conta os dados de todo o país, a cidade da Costa do Descobrimento também se destaca, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de Florianópolis, e subindo duas posições em relação ao levantamento anterior feito pelo site. Ainda com base na pesquisa do Trivago, tanto Porto Seguro quanto Salvador se saíram bem na média de estadia dos visitantes. Porto Seguro alcançou uma média de 4,7 noites/por pessoa, seguida por Salvador (4,6). Só Fortaleza registrou resultado melhor no Brasil com média de 4,9 noites/por pessoa. O primeiro colocado do ranking dos mais procurados, que foi o Rio de Janeiro, teve média de estadia de 4,4.

Brumado: Vereador ‘Nem’ solicita obras de infraestrutura para rua no bairro Santa Tereza

Segunda / 20.02.2017

Por Eliana Costa

O parlamentar frisou que a realização das obras implicará na melhoria da qualidade de vida de todos os moradores da rua.

As ações de infraestrutura têm sido as solicitações mais constantes efetuadas pelos parlamentares do legislativo brumadense, visto que a maioria dos bairros tem apresentado carências relacionados a essa área. O vereador Wanderlei Amorim da Silva (Nem) foi autor de indicação que solicita, da Secretaria de Infraestrutura, a construção de rede de esgoto e pavimentação da Rua Luís de Barros Dias, no bairro Santa Tereza. Nem observou que é uma antiga reivindicação dos moradores do local, que sobrem com a falta de esgotamento e pavimentação. “A realização das obras implicará na melhoria da qualidade de vida de todos os moradores da referida rua”, frisou o parlamentar.

MPF recomenda a prefeitos de Boninal, Andaraí e Mucugê que utilizem recursos do Fundef exclusivamente na Educação

Segunda / 20.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

As verbas foram repassadas pela União e devem ser obrigatoriamente utilizadas no desenvolvimento do ensino básico.

No dia 08 de fevereiro, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou aos municípios de Boninal, Andaraí, Mucugê e outros 29 municípios baianos que compõem a subseção judiciária do município de Irecê (BA) que, caso tenham recebido da União repasses de dívidas referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), utilizem as verbas somente na Educação. Segundo o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, autor da recomendação, o objetivo é garantir que a verba seja aplicada no desenvolvimento do ensino básico — finalidade para a qual é exclusivamente destinada. “Vários municípios brasileiros têm recebido verbas da União referentes a complementações do Fundef, em valores geralmente superiores a R$ 5 milhões”, pontuou o procurador. “Diversas gestões têm manifestado a intenção de aplicar a verba livremente, sem vinculação à manutenção do ensino”, completou. O MPF recomenda aos gestores que atendam ao disposto em diversos atos normativos, incluindo a Resolução n° 1346/2016 do TCM — que também indica a vinculação obrigatória dos recursos do Fundef ao desenvolvimento da educação básica. Municípios sob a jurisdição do MPF em Irecê (BA): Irecê, América Dourada, Andaraí, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Boninal, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Iraquara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Mulungu do Morro, Nova Redenção, Palmeiras, Presidente Dutra, São Gabriel, Seabra, Souto Soares, Uibaí, Utinga, Wagner, Xique-Xique.

Brumado: Vereador Piau visita ruas do bairro Olhos D’água e identifica carências

Segunda / 20.02.2017

Por Eliana Costa

O vereador afirmou que estará encaminhando indicações à secretaria municipal de infraestrutura solicitando a realização de obras.

Conhecer a realidade dos bairros e povoados de Brumado tem sido uma das práticas do vereador Elias Piau, que pretende, juntamente com os moradores, detectar as principais necessidades, a fim de buscar a realização dos benefícios. Na última quinta-feira (16), o parlamentar visitou as ruas São Jorge, Hermes Santos, Ana Angélica Costa, Francisco Alves de Oliveira, Augusto Alves, José Bezerra de Souza, José Manoel de Lima, Miguel Ferreira Silva, do bairro Olhos D’água, e tendo conversou com alguns moradores. Piau observou que as maiores necessidades estão relacionadas à área de infraestrutura, pois as ruas apresentam problemas com pavimentação, calçamento, limpeza, muitas vezes dificultando o acesso dos moradores. “Estarei encaminhando indicações à secretaria municipal de infraestrutura solicitando a realização destes obras, pois nosso intuito é realizar um trabalho harmônico e parceiro com a administração municipal”, frisou Elias Piau.

Bahia: Detran firma parceria com camarotes para ações educativas no Carnaval

Sábado / 18.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A parceria foi firmada em reunião do Detran com a Associação Baiana de Camarotes (ABC) nesta sexta-feira (17).

Nesta sexta-feira (17), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Associação Baiana de Camarotes (ABC) firmaram uma parceria para ações educativas durante o Carnaval de Salvador. O órgão vai promover a campanha "O Detran não deixa você na mão", nos doze maiores camarotes do circuito Barra-Ondina que integram a associação. Equipes da Escola Pública de Trânsito farão a “blitz da folia”, com a distribuição de material informativo sobre a Lei Seca e o perigo de dirigir usando o celular, além da exibição de um vídeo e a simulação do bafômetro. "Sozinho, o poder público não pode tudo. Por isso, buscamos parceiros para ampliar as nossas atividades na festa. Os camarotes vão nos ajudar nessa missão de cidadania, principalmente entre os foliões mais jovens”, disse o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes. “Essa atitude do Detran com a oferta de serviços e falando em conscientização é espetacular, porque nós, como empreendedores do Carnaval, queremos que a festa transcorra na maior tranquilidade”, ressaltou o diretor da ABC, Nei Ávila. O Detran firmou parcerias também com a Polícia Militar, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) e a Coelba, para operações de fiscalização, orientações sobre trânsito e mobilidade aos turistas e prevenção de acidentes envolvendo a rede elétrica.

Brumado: Vereadora Ilka Abreu solicita iluminação para a Rua Rui Barbosa

Sábado / 18.02.2017

Por Eliana Costa

Justificando a solicitação, Ilka Abreu destacou que a falta de iluminação traz muita insegurança aos moradores, que correm o risco de assalto.

A vereadora Ilka Abreu vem realizando um mandato direcionado a identificação das prioridades das localidades rurais e urbanas, com a finalidade de efetivar as solicitações ao executivo municipal para que, através das secretarias competentes, efetivem as obras. A parlamentar foi autora da proposição que solicita a conclusão da iluminação pública da Rua Rui Barbosa, localizada no bairro Dr. Juracy Pires Gomes. Justificando, a vereadora destacou que a falta de iluminação traz muita insegurança aos moradores, que em função de suas atividades, muitas vezes estudantis, necessitam chegar em casa no período noturno correndo o risco de serem assaltados. “Esperamos que em breve espaço de tempo a administração municipal, através da secretaria competente, realize a nossa solicitação, atendendo a reivindicação da população da referida rua”, pontuou Ilka.

Guanambi: Jairo Magalhães solicita pareceria do Estado para construir nova ponte e recuperar 12 km da estrada

Sexta / 17.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães se reuniu com o secretário da Serin, Josias Gomes, acompanhado do seu assessor, Dauro Nogueira.

O prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães (PSB), foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia. O prefeito esteve acompanhado pelo seu assessor Dauro Nogueira. Na reunião, o prefeito solicitou a parceria do Estado para viabilizar a construção de uma nova ponte na localidade de Capim de Raiz – sobre o rio de mesmo nome – para substituir a ponte antiga, de madeira, que está em situação precária e sob risco de causar um acidente. “Essa nova ponte é prioridade e já fomos encaminhados ao órgão responsável para tratarmos da implementação das medidas para a construção, em concreto, da ponte. Também reivindiquei o início da obra de recuperação da estrada que liga Guanambi ao distrito de Ceraíma, em uma extensão de 12 km”, informou Jairo.

Brumado: Vereador Elias Piau solicita obras de infraestrutura para bairros e localidades rurais

Sexta / 17.02.2017

Por Eliana Costa

O vereador ressaltou que estará trabalhando para que a população receba os benefícios que garantam a melhoria de vida em todo o município.

Demonstrando que o trabalho será intenso, os vereadores que compõem o legislativo brumadense têm efetuado indicações ao executivo municipal identificando as maiores necessidades dos bairros e localidades rurais. O vereador Elias Piau foi autor de proposição indicando a necessidade de recapeamento asfáltico no bairro Baraúnas, nas ruas José Alvino Machado, Palmas, Marquês de Caravelas e Manoel Joaquim dos Santos.  Justificando, o parlamentar observou que os moradores das citadas ruas sofrem com a falta do recapeamento asfáltico, não só na questão de urbanização e acesso, mas principalmente com problemas de saúde. Outra solicitação de grande importância efetivada pelo vereador Elias Piau foi a urgente necessidade de conclusão das obras de calçamento no distrito de Itaquarai. “Estaremos trabalhando para que nossa população receba os benefícios que garantam a melhoria de vida em todo nosso munícipio”, frisou o parlamentar.

Clientes reclamam de filas após fechamento de agencia do BB em Conquista

Sexta / 17.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o Sindicato, o fechamento da agência do Banco do Brasil da Av. Régis Pacheco continua refletindo negativamente no atendimento à sociedade conquistense.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, o fechamento da agência do Banco do Brasil da Av. Régis Pacheco continua refletindo negativamente no atendimento à sociedade conquistense. Na última quinta-feira (16), a agência do Centro voltou a apresentar a formação de uma grande fila no setor de caixas. Para a funcionária pública Dilva Teixeira, a desativação do BB/Régis Pacheco deixou precário o serviço ao público. “Foi um retrocesso. A cidade continua crescendo, mas o que vemos é a quantidade de agências diminuindo. Quem mora na zona oeste, por exemplo, agora precisa se deslocar até o Centro”, afirmou. Já o cliente Jorge Gouveia considerou uma falta de respeito submeter a população a um atendimento precário. “Você vê que o banco não possui estrutura para atender essa quantidade de pessoas. Temos uma Lei Municipal que regulamenta que as agências precisam ter a divisória para proteger quem está fazendo movimentação de dinheiro, mas isso não acontece aqui. Este espaço não é adequado, não tem conforto e não oferece segurança”, considerou. A vice-presidente do Sindicato dos Bancários, Larissa Couto, salienta que toda a população deve cobrar do governo e da instituição financeira a abertura de mais agências e a contratação de mais bancários. “Desde quando o BB anunciou seu plano de desmonte, o Sindicato vem dialogando com os clientes para alertar sobre os riscos dessa ação. Mesmo pagando altas tarifas e juros caríssimos, o banco não oferece condições mínimas de atendimento e respeito aos bancários e usuários dos serviços. Além de insegurança num espaço onde não cabe a quantidade de pessoas que ali circulam. Vamos continuar denunciando e cobrando do Banco e do poder público para que o serviço seja prestado com qualidade e segurança”, concluiu.

Câmara de Ituaçu presta homenagem póstuma a Robert Lima Santos

Sexta / 17.02.2017

Por Leonardo Oliva

O garoto de apenas 12 anos de idade faleceu em decorrência de problemas de saúde e o seu falecimento causou grande comoção no município de Ituaçu.

Nesta sexta-feira (17), ao final da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Ituaçu, o Presidente Márcio Aparecidos Araújo Rocha (Marcinho de Noé) realizou uma homenagem póstuma a Robert Lima Santos, sobrinho do ex-vice-prefeito Ruy de Luiz, através da realização de um minuto de silêncio. O garoto de apenas 12 anos de idade, que havia sido sepultado no dia anterior à sessão, faleceu em decorrência de problemas de saúde e o seu falecimento causou grande comoção no município de Ituaçu, tendo a Câmara de Vereadores e todos os presentes na sessão, nesta homenagem, se solidarizado com a família enlutada neste momento de perda. O Site Sertão Hoje presta suas condolências ao ex-vice-prefeito Ruy de Luiz e demais familiares.