Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

MPF/BA oferece estágios e as instituições de ensino devem firmar convênio até 29/02

Quarta / 17.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

As organizações interessadas devem ser credenciadas pelos órgãos competentes e seus estudantes poderão concorrer a 17 vagas em diversas áreas (Foto: Reprodução/Internet).

O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia informou que está aberto o prazo para celebração de convênio que possibilita a participação em processo seletivo de estágios. As instituições de ensino interessadas devem ser credenciadas pelos órgãos competentes e têm até o dia 29 de fevereiro para enviar suas propostas à empresa Super Estágios, agente de integração de estágio contratado pelo MPF. No momento, estão sendo oferecidas 17 vagas e cadastro de reserva para nível médio e para nível superior, nas áreas de Direito, Administração e Informática, em Salvador e em outras cidades no estado onde há sede do MPF. Apenas estudantes das instituições conveniadas poderão participar do processo seletivo. As propostas devem ser enviadas para [email protected]. Para mais informações, entre em contato pelos telefones: 0300.604.5154 (Setor de Convênios) e (11) 2392-0930.

Prefeito de Érico Cardoso pede asfaltamento da BA-122 e obra de Sistema de Abastecimento de Água

Quarta / 17.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o prefeito João Souza, a conservação da estrada estadual ficou bastante prejudicada devido as fortes chuvas que caíram recentemente na região.

Recebido em audiência por Josias Gomes, secretário de Relações Institucionais da Bahia, o prefeito João Paulo de Souza, do município de Érico Cardoso, apresentou algumas demandas. Na reunião na Serin ele esteve acompanhado pelo Deputado Sérgio Brito. O prefeito pediu a recuperação do recapeamento asfáltico da rodovia BA-122, que liga os municípios de Érico Cardoso e Paramirim. Segundo ele, a conservação da estrada estadual ficou bastante prejudicada devido as fortes chuvas que caíram recentemente na região.  “Também solicitei ao Estado a realização da obra do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), para fornecer água tratada à comunidade de Abadia, na zona rural de Érico Cardoso”, disse o prefeito João Souza.

Bahia se destaca na queda do déficit habitacional do país, aponta estudo da Fiesp

Quarta / 17.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Nordeste foi a região onde o déficit habitacional apresentou maior redução, mas a Bahia foi o estado que apresentou o maior destaque (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que o déficit habitacional do país caiu, entre 2010 e 2014, em média, 10,7%. Principalmente em razão do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, um programa social de habitação voltado, em especial, para famílias com renda de até três salários mínimos. O estudo indica, ainda, que nas áreas mais pobres do país a redução do déficit foi maior que nas regiões mais desenvolvidas. O Nordeste foi a região onde o déficit habitacional apresentou maior redução nesse período, com queda de 3% ao ano. A Bahia foi o estado que apresentou o maior destaque, em que 115,6 mil famílias passaram a ter moradia.

Desde o ano passado até agora, o governo da Bahia já inaugurou mais 22.163 unidades habitacionais no estado, beneficiando mais de 88 mil pessoas. O último empreendimento entregue pelo governador Rui Costa, na última sexta-feira (12), foi o Residencial Nova Valença, localizado no município de Valença, com 380 unidades habitacionais. Nas duas fases do programa, foram contratadas 162.873 unidades habitacionais pelo governo baiano.

Aprovados em mais um concurso da prefeitura de Guanambi tomaram posse

Quarta / 17.02.2016

Por ASCOM/Guanambi

Em menos de seis meses após o resultado final, 242 aprovados no certame já foram convocados e estão trabalhando.

Foi realizado, na manhã da última terça-feira (16), na sala de reuniões da Secretaria de Educação, o terceiro ato de posse de aprovados no Concurso Público da Prefeitura de Guanambi.  Os servidores do Departamento Pessoal da Secretaria de Administração, Rogério Fernandes Araújo e Gertrudes Santos, e o secretário da pasta, Fabrício Lopes, deram posse aos presentes. “Já estamos planejando uma nova convocação para breve. Em menos de seis meses após o resultado final, 242 aprovados no certame já foram convocados e estão trabalhando”, frisou Fabrício. Ao todo, 15 servidores foram contemplados no Edital convocatório. 03 para variados cargos como, fisioterapeuta, administrador, assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais e agente de fiscalização de feiras e mercados municipais, conforme a relação nominal no Diário Oficial, no endereço eletrônico www.guanambi.ba.gov.br/Diario_Oficial.

O ano letivo na cidade de Mortugaba iniciou com entrega de escola infantil

Quarta / 17.02.2016

Por Maria Nunes

A obra foi construída com 100% de recursos próprios, com um custo total de R$ 1,2 milhões de reais.

Com recursos próprios, a Prefeitura de Mortugaba entregou, na noite do último sábado (13), mais uma escola infantil localizada no Bairro Industrial. No local, houve um grande publico presente prestigiando o Prefeito Heráclito, que esteve em companhia da Primeira Dama Vera, da vice-prefeita Elite Cerqueira, Vereadores, Deputado Valdenor, ex-prefeita Rita de Cassia, além de professores e zeladores. A escola recebeu o nome de Edileuza Rocha Carvalho, professora do município que contribuiu com a educação de Mortugaba. A creche já possui 364 crianças matriculadas.

A obra foi de responsabilidade da empresa Souza Brito, que tem como engenheiros responsáveis Claudionor Souza Brito e Drª Flávia Valverde. Agradecido com as manifestações de carinho e atenção da população, Heráclito disse estar bastante satisfeito em ter realizado esse grande sonho dos pais de Mortugaba, que buscam o melhor caminho do saber dos seus filhos. “Estou bastante satisfeito com os resultados da obra, a qual foi construída com 100% de recursos próprios, com um custo total de R$ 1,2 milhões de reais. É a realização de mais um compromisso assumido”, destacou. Ele também agradeceu a todas as pessoas que estiveram envolvidas na construção, a partir dos engenheiros, mestre de obras do município, assim como os pintores, pedreiros. Enfim, todos que contribuíram com a realização de um sonho, que não foi só do Governo de Mortugaba, mas de todos que torcem pelo engrandecimento do município.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

A escola recebeu o nome de Edileuza Rocha Carvalho, professora do município que muito contribuiu com a educação de Mortugaba.

Selecionados da segunda chamada do Prouni tem até dia 18/02 para comprovar dados

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A perda do prazo ou a não-comprovação de informações acarretam a reprovação do candidato (Foto: Reprodução/Internet).

O Ministério da Educação divulgou, na última nesta sexta-feira (12), a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O MEC ofereceu 203 mil bolsas nesta edição do programa. O resultado pode ser conferido no site http://siteprouni.mec.gov.br. O candidato que for convocado deve comprovar, até o dia 18 de fevereiro, as informações apresentadas no momento da inscrição. O Prouni é uma das três principais iniciativas do Governo Federal na gestão do ensino superior. O programa concede bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares, com foco no atendimento em alunos de baixa renda. Cabe ao estudante verificar no site da universidade em que foi aprovado quais os horários e o local para a conferência dos dados.

A perda do prazo ou a não-comprovação de informações acarretam a reprovação do candidato. Se o estudante não for aprovado em nenhuma das duas chamadas, poderá registrar que tem interesse em participar das listas de espera, ou seja, ocupar vagas que não tenham sido preenchidas. A data para se inscrever vai de 26 de fevereiro a 29 de fevereiro.

Prefeito de Iramaia agradece parceria do Estado em obras do município e convida Rui Costa para inaugurações

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito agradeceu pelas obras realizadas no município em parceria com o Estado e convidou o Governador Rui Costa para participar de diversas inaugurações.

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, recebeu em audiência o prefeito de Iramaia, Antônio Rodrigues, que esteve acompanhado pelo Deputado Valmir Assunção e por Antônio Rodrigues Caires Filho, secretário de Administração e Finanças. O prefeito agradeceu pelas obras realizadas no município em parceria com o Estado e convidou o Governador Rui Costa para participar de diversas inaugurações no mês de março. “Iremos inaugurar 2 Unidades de Saúde da Família (USF), 2 quadras cobertas, um sistema de abastecimento de água e poços artesianos, 39 casas populares, calçamentos e uma escola estadual no povoado de Novo Acre”, elencou o prefeito Antônio Rodrigues. No encontro com Josias Gomes, o prefeito solicitou ao Estado o asfaltamento de 2 km de estrada, que liga a BA-045 com a BR-330, o que vai tirar o tráfego pesado de veículos de dentro da sede municipal. Além do calçamento de várias ruas na sede e em vários povoados. Ele pediu, ainda, a extensão do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), com água captada do Rio Uma, até o povoado Toca da Onça, em uma distância de 2 km. “Essa ação atenderá 40 famílias. Na região, já atendemos os assentamentos rurais de Boa Sorte e Dandara”, disse o prefeito.

Vitória da Conquista: reabertura do Estádio Lomanto júnior foi adiada para dia 10 de março

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A medida considera o tempo mais do que suficiente para o completo fechamento do gramado e a necessidade de planejamento do Vitória da Conquista e de sua torcida.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio de nota oficial, marcou uma nova data para reabertura do Estádio Lomanto Júnior, que será dia 10 de março, na partida entre o ‘Bode’ e o Sampaio Corrêa, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Os jogos do Vitória da Conquista estão sendo realizados no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, e com isso vem dificultado a torcida prestigiar os jogo do Bode. “A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que, considerando a evolução do gramado do Estádio Municipal Lomanto Júnior, e coerente com seu compromisso com o fomento ao esporte, decidiu fixar a reabertura do Lomantão com o novo gramado na sua forma ideal, para o dia 10 de março. A medida considera o tempo mais do que suficiente para o completo fechamento do gramado e a necessidade de planejamento do Vitória da Conquista e de sua torcida. A decisão protege ainda o investimento de mais de R$ 1 milhão em recursos do município, para que todas as alterações, desde a drenagem até o novo gramado, 15 metros mais perto da torcida, sirvam não apenas para as próximas partidas, mas para as competições das próximas décadas.

Saiba a importância do diagnóstico precoce da tireoide

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A atriz Monique Alfradique, 29 anos, que atualmente pode ser vista na novela global “A Regra do Jogo”, revelou ter descoberto que sofria de hipotireoidismo (Foto: Reprodução/Internet).

Em entrevista, a atriz Monique Alfradique, 29 anos, que atualmente pode ser vista na novela global “A Regra do Jogo”, revelou ter descoberto que sofria de hipotireoidismo. Com o diagnóstico, ela disse que passou a frequentar nutricionista e faz o controle da doença com a ingestão diária de comprimidos. O caso de Monique serve para ilustrar que o correto tratamento pode fazer com que a pessoa com hipotireoidismo leve uma vida normal. “É claro que cada diagnóstico necessita de um tratamento adequado. Quanto antes for iniciado, melhor e mais rápido o organismo do paciente irá reagir, isto é, a qualidade de vida da pessoa com hipotireoidismo irá aumentar”, afirmou Jorge Kim, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e em Doenças da Tireoide e Paratireoide, da Alira Medicina Clínica e Cirúrgica.

O termo “qualidade de vida” é aplicado, pois, como a tireoide atua no crescimento e desenvolvimento do ser humano, o mau funcionamento pode provocar uma verdadeira “bagunça” no corpo. Entre os principais sintomas de que a pessoa possa estar sofrendo de hipotireoidismo estão: cansaço excessivo, sonolência, perda de memória, dores musculares e nas articulações, aumento dos níveis de colesterol no sangue, ressecamento da pele e unhas, queda de cabelo, prisão de ventre e até depressão. Em crianças, inclusive, o crescimento pode ficar comprometido.

Quando a tireoide não exerce bem sua atividade pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser detectados através de exames periódicos e laboratoriais, ou ainda analisando os sintomas. A doença pode aparecer por um período curto ou longo e ser desencadeada por diversos fatores. O importante é que diagnosticar as doenças da tireoide não é complicado e o tratamento pode melhorar a qualidade e salvar a vida das pessoas.

Gil Rocha faz solicitações e cobranças buscando melhorias para Guajeru

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Gil Rocha solicitou tubulações para sistemas de abastecimento de água e mais aguadas, além de vários outros benefícios para o município de Guajeru.

Na última segunda-feira (15), o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, esteve com o chefe do Serviço Técnico da Coordenadoria Estadual do DNOCS na Bahia (CEST/BA), Raimundo Goetthe, acompanhado pelo Deputado Federal Waldenor Pereira e do Deputado Estadual Zé Raimundo, solicitando tubulações para sistemas de abastecimento de água e mais aguadas para a população da zona rural de Guajeru.

Na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), também acompanhado pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, o prefeito Gil Rocha se reuniu com Wilson Dias, Diretor da CAR, e Leonardo Miranda, Coordenador do Programa Mais Água, onde foi reivindicada a universalização de Cisternas Individuais de Consumo para o município de Guajeru. Na oportunidade, Gil Rocha cobrou providências da CAR em relação a algumas obras antigas, como o módulo da feira que se encontra inacabado. Reivindicou também a obra da Passagem Molhada da Barragem de Olaria. Em contato com superintendente da Embasa, Sr. Ubiratan, e o diretor, Sr. Elmo Vaz, o prefeito solicitou melhorias e mais ampliações das redes de abastecimento de água nas ruas da cidade e nas comunidades rurais.

Gil Rocha cobrou providências da CAR em relação a algumas obras antigas, como o módulo da feira que se encontra inacabado.

MPF esclarece sobre suposto processo contra ex-presidentes do Esporte Clube Vitória

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O MPF esclareceu que nunca houve o ajuizamento de denúncia ou ação penal em relação ao caso (Foto: Reprodução/Internet).

O Ministério Público Federal na Bahia esclareceu que jamais denunciou os ex-presidentes do Esporte Clube Vitória, Alexi Pelágio Gonçalves Portela Júnior e Carlos Sérgio Sampaio Falcão, por sonegação previdenciária durante suas respectivas gestões. O MPF explicou que recebeu representação fiscal para fins penais advinda da Receita Federal, noticiando sonegação de contribuição previdenciária por parte do Esporte Clube Vitória. No curso da investigação o débito foi quitado, motivando o MPF a pedir o arquivamento do processo investigatório à Justiça, o que resultou no registro do requerimento no sistema de consulta processual do órgão. Desta forma, nunca houve o ajuizamento de denúncia ou ação penal em relação a esse caso.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 15/02

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa se dá dentro de um programa de metas que tem como finalidade primordial a maior interação com a população (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. A iniciativa se dá dentro de um programa de metas que tem como finalidade primordial a maior interação com a população, oportunizando vias de parceria para um trabalho mais efetiva na busca de ações que conduzam para o desenvolvimento e crescimento de Brumado. Para o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo a participação mais efetiva da população é fundamental para o trabalho dos vereadores, que terão o conhecimento real das maiores necessidades de cada bairro da cidade e distritos e povoados da zona rural.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Seminário de Muay Thai será realizado dia 28 de fevereiro em Caculé

Terça / 16.02.2016

Por Tayga Ribeiro

O evento acontecerá na Quadra de Esportes Gutemberg Santos, a partir das 9 horas, e contará com a contribuição do mestre Sérgio Alberto, especializado na Tailândia.

Em busca do aperfeiçoamento da prática do Muay Thai Caculé, cada vez mais atletas têm investido em técnicas da luta, que desenvolve um ótimo condicionamento físico, coordenação motora, concentração e autoconfiança. Pensando na necessidade de ampliar ainda mais a pratica dessa modalidade no município, o professor Léo Sparta realizará, no dia 28 de fevereiro, um Seminário teórico e pratico com inovações da arte. O evento acontecerá na Quadra de Esportes Gutemberg Santos, a partir das 9 horas, e contará com a contribuição do mestre Sérgio Alberto, especializado na Tailândia e especialista em treinamento para competição. Também estarão presentes professores e atletas da região.  Às 16 horas, os portões serão abertos ao público, que poderá assistir a luta de Graduação do professor Léo Sparta.

Unidades de Saúde da Família de Dom Basílio funcionam em nova sede

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

As unidades de saúde na sede do município estavam em funcionamento em imóveis alugados pela Prefeitura Municipal.

Duas, das três Unidades Básicas de Saúde que fazem parte do Programa Requalifica UBS, em parceria com a Gestão de Dom Basílio, já estão em funcionamento na sede do município e contam com uma equipe formada por médico, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário. A unidade de Barra do Bernardo será inaugurada em breve. O Requalifica UBS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das Unidades Básicas de Saúde, acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade, que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde. Foram investidos mais de um 1,8 milhões na requalificação das Unidades Básicas de Saúde de Dom Basílio. Vale lembrar que, as unidades de saúde na sede do município estavam em funcionamento em imóveis alugados pela Prefeitura Municipal.

Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo para Brumado

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O estado da Bahia foi contemplado mais uma vez com o programa e está disponibilizando mais de 47 mil vagas.

O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está com inscrições abertas para 2016.1 e disponibiliza mais de 200 mil bolsas de estudo de até 70%, para diversos cursos e instituições de ensino em todo o Brasil. O estado da Bahia foi contemplado mais uma vez com o programa, que está disponibilizando mais de 47 mil vagas. Na cidade de Brumado, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Cursos de Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular.

De acordo com Andréia Torres, Diretora de expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, esse é o momento ideal para colocar em prática o desejo de impulsionar os estudos. “O papel do Educa Mais Brasil é oportunizar um sonho através da educação e fazer a diferença na decisão de milhares de pessoas em estudar e transformar suas vidas”. Para se inscrever gratuitamente, é preciso efetuar o cadastro no site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br, onde também é possível consultar as instituições e cursos, selecionando o estado e a cidade de interesse. Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento nos telefones 4007-2020 para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 724 7202 para demais localidades.