Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2021"

Idosos do Lar dos Velhinhos de Guanambi recebem a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Sexta / 22.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A 1ª fase da vacinação engloba trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos e acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência. (Fotos: Divulgação)

Em Guanambi, a Associação Benemérita de Caridade Lar dos Velhinhos recebeu a visita de 2 equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde que aplicaram 83 doses da vacina contra Covid-19, CoronaVac, em idosos e funcionários da Instituição. A 1ª fase da vacinação engloba trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos e acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência.

O primeiro Idoso a ser vacinado foi o Sr. Manoel Rodrigues, de 75 anos, residente na instituição há 5 anos. É importante lembrar que, apesar da aplicação da 1ª dose, as rigorosas restrições no espaço permanecem em vigor. As medidas de prevenção só deverão ser alteradas quando todos os idosos estiverem completamente imunizados.

Estiveram presentes o Padre João Sá Teles, presidente e interventor do Lar dos Velhinhos; a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Roberta Mota; as diretoras do Departamento de Vigilância Epidemiológica, de Imunização; representante da Diretoria Regional de Saúde e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Júnior.

Na manhã da terça-feira (19) aconteceu o ato da aplicação da 1ª dose da vacinação contra a Covid-19 em Guanambi. A primeira pessoa vacinada integra a equipe de linha de frente do Pronto Atendimento de Covid, a técnica de enfermagem Catiane França. O ato realizado no gabinete do prefeito Nilo Coelho (DEM), contou com a presença do vice-prefeito Arnaldo Azevedo (DEM), secretários, diretores dos departamentos de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Atenção Básica e auxiliares da administração municipal. Ao todo, Guanambi possui 1.325 doses da CoronaVac.

Eleições da UPB são confirmadas para o dia 2 de março

Sexta / 22.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A eleição ocorrerá dia 02/03, das 9h às 17h, de forma presencial e será presidida por uma comissão eleitoral formada por prefeitos. Os eleitos comandarão a UPB nos anos 2021-2022.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20), a atual Diretoria Executiva da União dos Municípios da Bahia (UPB) confirmou o dia 2 de março para as eleições da nova Diretoria Executiva. Na resolução formatada durante a reunião foram estabelecidas as regras para a inscrição das chapas, que ocorrerá até o dia 10 de fevereiro. A eleição está agendada para o dia 2 de março, das 9h às 17h, de forma presencial e será presidida por uma comissão eleitoral formada por prefeitos. Os eleitos comandarão a instituição municipalista por dois anos (2021-2022).

“Espero que o movimento dos prefeitos esteja bastante maduro pra escolher dirigentes comprometidos com as causas municipalistas. A minha grande preocupação não é saber se vai ser governo ou oposição que vai conduzir o destino do órgão mais importante de defesa dos municípios da Bahia. Quero que tenham diretores comprometidos com a causa dos municípios. Se os prefeitos tiverem muita sabedoria e maturidade de escolher pessoas comprometidas, os ganhos em prol dos municípios vão continuar acontecendo”, avaliou o presidente da UPB e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eures Ribeiro.

• Confira aqui os documentos referentes às eleições da UPB;

Em razão da pandemia de Covid-19, foram estabelecidos protocolos sanitários para a realização dessa eleição. Entre elas estão redução da capacidade de ocupação do auditório durante o processo de votação, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscaras. Além de Eures, também estavam presentes o ex-prefeito de Araci e diretor da UPB, Antônio Silva Neto; a superintendente da entidade, Samara Alves; representantes do jurídico da entidade e o ex-prefeito de Caculé e diretor da UPB, José Roberto Neves, que participou por videoconferência.

Inscrições para o Encceja 2020 terminam nesta sexta-feira (22)

Sexta / 22.01.2021

Por Janary Bastos Damacena, Rafael Santos e Luciano Marques / Brasil 61

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. (Foto: Cristiano Estrela / Secom SC)

No dia 22 de janeiro encerram as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. O exame é formado por quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo 30 questões de múltipla escolha cada uma e uma redação.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. Essas pessoas precisam ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. Além disso, estão liberados os resultados dos inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso.

Mais de 36 mil baianos já receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Sexta / 22.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O grupo prioritário é composto por profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência. (Foto: Sesab)

Nessa quinta-feira (21), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 4.455 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%), 4.402 recuperados (+0,8%) e 32 mortes em decorrência da doença (+0,33%). Dos 553.770 casos confirmados desde o início da pandemia, 533.460 já são considerados recuperados, 10.550 encontram-se ativos e 9.760 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,76%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 945.800 casos descartados e 137.029 em investigação. Ao todo, 38.926 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2).

• As mortes registradas nessa quinta-feira, dia 21, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,58% ocorreram no sexo masculino e 43,42% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,09% corresponderam à parda, seguidos por branca com 19,40%, preta com 14,71%, amarela com 0,64%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,03% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,77%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,84%).

Até às 14h dessa quinta-feira (21), 36.097 pessoas já receberam a 1ª dose da vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O grupo prioritário é composto por profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência.

Governo Federal inicia pagamento do Garantia-Safra 2019/2020 em Guanambi; confira o calendário

Quinta / 21.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em razão da pandemia de Covid-19, o pagamento foi antecipado em parcela única de R$ 850. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Agricultura de Guanambi emitiu comunicado informando que 1.238 agricultores da cidade serão contemplados com o benefício Garantia-Safra 2019/2020. O calendário de pagamentos obedecerá aos critérios levando em consideração o número final do NIS e conforme pagamento do programa Bolsa Família nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Em razão da pandemia de Covid-19, o pagamento foi antecipado em parcela única de R$ 850.

• Confira o calendário ao final da matéria;

Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção igual ou superior a 50%. O programa tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que vivem em regiões sistematicamente com estiagem ou enchente, levando à perda da safra.

Aqueles que tiveram a concessão do benefício bloqueada pelo Ministério da Agricultura devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Guanambi para a regularização da situação no intuito de verificar o motivo do bloqueio por meio da notificação que consta na plataforma. O agricultor terá até 30 dias após a publicação da portaria, feita no dia 18 de janeiro, que autoriza o pagamento do benefício para se manifestar quanto ao bloqueio.

Calendário de pagamento do Garantia-Safra 2019/2020. (Foto: Divulgação)

Guanambi: unidades de Saúde passam a funcionar em novos horários; confira

Quinta / 21.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os novos horários foram regulamentados pelo Decreto 82/2021, publicado nessa terça-feira (19). (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi publicou o Decreto 82/2021, nessa terça-feira (19), regulamentando novos horários de funcionamento nas Unidades de Saúde do Município, que começaram a valer nesta quarta-feira (20).

Com a modificação, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e distritos, o Centro Integrado de Saúde Bucal (CISB) e a Casa da Criança passam a funcionar das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Já a Central de Marcação, a Farmácia Básica e a Secretaria de Saúde funcionarão de 7h às 12 e de 14h às 17h. A Polimeg, o 1º Centro de Saúde e o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) Dm e AD funcionarão das 7h às 17h. O horário de expediente das repartições públicas municipais é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Mais de 19 mil baianos já tomaram a 1ª dose da vacina contra Covid-19

Quinta / 21.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Esse número corresponde aos dados enviados por 306 municípios até às 14h da quarta-feira (20). (Foto: Divulgação / Sesab)

Iniciada nessa terça-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 na Bahia já contabilizou 19.166 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 306 municípios até às 14h da quarta-feira (20). Ao todo, 17.649 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 1.291 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 28 em indígenas aldeados e 198 em pessoas com deficiência. Estes dados correspondem às primeiras doses aplicadas.

• Clique aqui e confira a lista completa;

O município de Salvador é o que aplicou o maior número de doses, 4486 no total, seguido de Santo Antônio de Jesus, que já vacinou 1.000 pessoas, Lauro de Freitas (391) e Vitória da Conquista (372). 

Sesab busca conter avanço da Covid-19 em municípios das regiões sul e sudoeste da Bahia

Quinta / 21.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A reunião contou com a participação do Secretário Fábio Vilas-Boas e os Secretários de Saúde de Conquista, Jequié, Guanambi, Barra da Estiva, Itabuna e Ilhéus. (Foto: Sesab)

Com o objetivo de conter o avanço de novos casos de Covid-19 e ampliar o giro-leito nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais municipais e contratados, o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, se reuniu nessa quarta-feira (20), com seis secretários municipais de saúde das regiões Sul e Sudoeste.

No encontro virtual com secretários de Vitória da Conquista, Guanambi, Barra da Estiva, Jequié, Itabuna e Ilhéus, Fabio Vilas-Boas solicitou um empenho maior dos gestores para reduzir o ritmo de crescimento da Covid-19. "Nos últimos cinco dias, tivemos um crescimento médio superior a 1% em algumas localidades, o que é preocupante. Além disso, peço um esforço adicional para fiscalizarem suas equipes e reavaliarem o perfil dos pacientes internados nas UTIs, pois há relatos de pessoas que ficam internadas por um tempo maior do que o necessário, impossibilitando que novos pacientes sejam admitidos", afirma Vilas-Boas.

Atualmente as regiões Sul e Sudoeste possuem 427 leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico da Covid-19. Destes, 185 são de Terapia Intensiva adulto, com uma taxa de ocupação de 85%.

Bahia registra 4.991 casos e 31 mortes pela Covid-19 nessa quarta-feira (20)

Quinta / 21.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 549.315 casos confirmados, 529.058 já são considerados recuperados, 10.529 encontram-se ativos e 9.728 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,77%.

Nessa quarta-feira (20), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 4.991 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%), 4.864 recuperados (+0,9%) e 31 mortes em decorrência da doença (+0,32%). Dos 549.315 casos confirmados desde o início da pandemia, 529.058 já são considerados recuperados, 10.529 encontram-se ativos e 9.728 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,77%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 943.352 casos descartados e 136.001 em investigação. Ao todo, 38.809 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2).

• Os óbitos registrados nessa quarta-feira, dia 20, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,54% ocorreram no sexo masculino e 43,46% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,11% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,40%, preta com 14,66%, amarela com 0,64%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,06% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,81%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,72%).

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 17 milhões nesta quarta-feira (20)

Terça / 19.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas, pelo portal Loterias CAIXA e pelo app Loterias CAIXA. O valor da aposta simples é de R$ 4,50.

A Mega-Sena acumulou e pode pagar o prêmio estimado de R$ 17 milhões nesta quarta-feira (20) para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.336. O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas, pelo portal Loterias CAIXA e pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários da plataforma iOS e Android. Clientes da CAIXA também apostar na Mega-Sena pelo Internet Banking CAIXA. Caso apenas um apostador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá R$ 19.703 de rendimento no primeiro mês. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Guajeru recebe 80 doses da vacina Coronavac

Terça / 19.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Jilvan Teixeira declarou que “Hoje é um dia que ficará guardado nos corações dos Guajeruenses” e agradeceu o apoio da Sesab, PM-BA e da Secretaria Municipal de Saúde.

Na manhã desta Terça feira (19), o Município de Guajeru recebeu 80 doses da vacina CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã.

O prefeito de Guajeru, Jilvan Teixeira (PSD), se sentiu honrado em fazer parte dessa história e declarou que “Hoje é um dia que ficará guardado nos corações dos Guajeruenses”, além de agradecer o apoio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), da Policia Militar da Bahia (PM-BA) e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Vidas serão salvas!”, finalizou o prefeito.

A Secretaria de Saúde de Guajeru anunciou que estará divulgando nos próximos dia o Plano de Vacinação contra a Covid-19 nessa 1ª fase, esclarecendo sobre data de início, público alvo, unidades de referência no município.

Cuidados com a Covid-19 devem continuar após a vacinação

Terça / 19.01.2021

Por Paloma Custódio, Lincoln Freitas e Luciana Bueno / Brasil 61

A epidemiologista Ethel Maciel afirma que é preciso que 70% da população esteja vacinada, para atingir a imunidade de rebanho – o que pode demorar. (Foto: Pref. de Goiânia)

Com a aprovação das vacinas contra a Covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), brasileiros têm esperanças renovadas de tudo voltar a ser como antes da pandemia; com abraços apertados, reencontros entre amigos e familiares, além poder sair de casa sem máscara.

A epidemiologista da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, em entrevista ao portal Brasil 61, afirma que, mesmo com o início da vacinação contra a Covid-19, é preciso que 70% da população esteja vacinada, para atingir a chamada imunidade de rebanho – o que pode demorar. “2021 vai ser um ano que ainda vamos utilizar máscara, vai precisar fazer distanciamento físico. Álcool em gel e a lavagem das mãos vão ser nossos aliados”, recomenda.

A professora titular do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade de Brasília (UnB), Anamelia Lorenzetti Bocca, explica que nenhuma vacina apresentou 100% de proteção na população testada, até o momento. “Isso significa que uma parte das pessoas, que vão receber a vacina, vai ser capaz de transmitir o vírus para outras pessoas. Por isso, mesmo tomando a vacina, precisamos continuar usando máscaras”. No entanto, baseada nos testes clínicos da fase 3, a professora ressalta que as pessoas que tomarem a vacina, e ainda ficarem doentes, terão sintomas clínicos muito mais brandos.
.

AL-BA encerra votação do orçamento para 2021 e reconhece estado de calamidade pública na Bahia e em diversos municípios

Terça / 19.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os deputados também decidiram não entrar em recesso para poder votar eventuais medidas relacionadas ao combate à Covid-19. (Foto: Divulgação / AL-BA)

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nessa segunda-feira (18), em segundo turno, o Projeto de Lei nº 23.995/2020, de autoria do Poder Executivo, que estima o Orçamento do Estado para o exercício financeiro de 2021. Na oportunidade, os deputados também aprovaram a renovação do reconhecimento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2) para o Estado da Bahia, Salvador e outros municípios.

A aprovação do Orçamento permitiria ao Legislativo que entrasse em recesso. No entanto, o presidente Nelson Leal (PP) sugeriu que a Casa permanecesse em atividade para eventual votação emergencial relacionada ao combate da Covid-19. Os líderes Rosemberg Pinto (PT), da bancada governista, e Alan Sanches (DEM), da ala oposicionista, concordaram com a proposição. Com isso, não há a necessidade de convocação extraordinária para realização de sessão até o fim deste mês de janeiro. A expectativa é que uma sessão seja realizada no dia 28 para deliberação de projetos que tratem de utilidade pública.

O texto do Executivo prevendo a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 teve a discussão iniciada no plenário virtual em sessão extraordinária realizada no dia 11, quando foi aprovado em primeiro turno. A apreciação do PL teve, novamente, votos contrários do deputado Hilton Coelho (PSOL) e da bancada de oposição. A LOA 2021 prevê receitas de R$ 49,3 bilhões, sendo 15,6% para a área da Saúde, 13,1% para a Educação e 10,2% para a Segurança Pública.
.

Guanambi planeja vacinar 7.239 pessoas com as primeiras doses da CoronaVac

Terça / 19.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesse domingo (17), o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, traçou a logística de vacinação contra a Covid-19 no município. O Plano Municipal de Vacinação, elaborado pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, foi divulgado na tarde dessa segunda-feira (18), na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, e com o Conselho Municipal de Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesse domingo (17), o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a vacinação nos municípios será realizada em 4 etapas e obedecerá ao cronograma estabelecido pelo Plano Nacional, elaborado pelo Ministério da Saúde. Em Guanambi, na primeira etapa, serão imunizados 3.581 trabalhadores de saúde, 3.612 idosos maiores de 75 anos e 46 internos do Lar dos Idosos, totalizando 7.239 pessoas. Como são duas doses da vacina, perfazem ao todo 14.478 doses.

Bahia registra 2.548 novos casos e 29 mortes pela Covid-19 nessa terça-feira (18)

Terça / 19.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 540.320 casos confirmados, 519.660 estão recuperados, 10.993 encontram-se ativos e 9.667 pacientes vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,79%.

Nessa terça-feira (18), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 2.548 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%), 3.582 recuperados (+0,7%) e 29 mortes (+0,3%). Dos 540.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 519.660 já são considerados recuperados, 10.993 encontram-se ativos e 9.667 pacientes vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,79%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 937.543 casos descartados e 131.297 em investigação. Ao todo, 38.642 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

• Os óbitos registrados nessa terça-feira, dia 18, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,56% ocorreram no sexo masculino e 43,44% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam à parda, seguidos por branca com 19,38%, preta com 14,71%, amarela com 0,64%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,11% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,82%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,66%).