Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2020"

Codevasf lança 55 mil peixes no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

Quinta / 16.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os peixes foram lançados em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores como parte das atividades festivas do Bom Jesus dos Navegantes. (Fotos: Divulgação / Codevasf)

Um peixamento com 55 mil alevinos foi realizado no município de Bom Jesus da Lapa na tarde do último domingo (12). A ação foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores. Os peixes foram lançados no Rio São Francisco, na região da Barrinha, como parte da programação das atividades festivas do Bom Jesus dos Navegantes.

A soltura introduziu curimatã-pacu e pacamã, espécies nativas do rio, para recompor a ictiofauna. “Além da manutenção da biodiversidade, o peixamento visa ao aumento dos estoques pesqueiros, o que beneficiará a população ribeirinha, que depende do rio para prover o seu sustento”, afirmou Rodrigo Pereira, engenheiro de pesca da Codevasf, concluindo ainda que “neste ano a parceria e o apoio da Codevasf veio inovar; veio trazer um elemento a mais para a nossa festa, que foi justamente a soltura dos alevinos às margens do São Francisco”, comentou Edinília Barbosa, que fez parte da comissão organizadora dos festejos. Para ela, a ação enriqueceu o evento: “espero que essa parceria perdure por mais anos”.

A produção dos peixes foi feita pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique. O cadastramento das associações beneficiadas, a avaliação dos locais e a logística, entre outras ações, ficam a cargo da equipe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Os peixes foram lançados em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores como parte das atividades festivas do Bom Jesus dos Navegantes. (Fotos: Divulgação / Codevasf)

Concurso para oficiais de saúde da PM-BA tem 1.050 inscritos

Quinta / 16.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Encerradas no último dia 20 de dezembro, as inscrições foram realizadas por meio do site da organizadora, o IBFC - www.ibfc.org.br. (Foto: Reprodução / Internet)

O Concurso Público para Oficiais de Saúde da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) recebeu ao total 1.050 inscrições. No certame - promovido pela Secretaria da Administração (SAEB) e PM-BA - 735 profissionais estão concorrendo a seis vagas para atuar como odontólogos. Já as 11 vagas para médico oferecidas pelo concurso estão sendo disputadas por 315 candidatos. Encerradas no último dia 20 de dezembro, as inscrições foram realizadas por meio do site da organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - www.ibfc.org.br.

As vagas ofertadas para médico estão distribuídas entre as regiões de Salvador, Barreiras, Itabuna e Juazeiro. Serão convocados cardiologistas, ortopedistas, psiquiatras e clínicos gerais. Já as vagas para odontólogo prevêem atuação em Salvador, Itabuna e Juazeiro. Na capital, as oportunidades são para especialista em Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária. Já nos municípios do interior, as vagas são para Cirurgião Dentista. O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Entre os médicos, o maior número de inscrições (133) foi registrado na especialidade Ortopedia, que tem oferta de duas vagas para atuação em Salvador. Já entre odontólogos, a maior concorrência é para a especialidade Cirurgião Dentista: são 379 profissionais disputando duas vagas com lotação em Itabuna e outros 194 concorrendo a uma vaga para atuação no município de Juazeiro.

O certame é composto por três etapas. As duas primeiras, de caráter eliminatório e classificatório, consistem na realização de uma prova objetiva – abordando conhecimentos gerais e específicos – e de uma prova discursiva, com questões versando apenas sobre conhecimentos específicos. Já a terceira etapa, de caráter apenas classificatório, corresponde à prova de títulos. A aplicação das provas objetiva e discursiva está prevista para o final de janeiro, em Salvador. Candidatos que necessitarem de condições especiais para realização dos exames, como lactantes, devem observar as regras previstas no edital.

Malhada de Pedras adere ao consórcio de saúde de Vitória da Conquista

Quinta / 16.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

O transporte dos pacientes será realizado de segunda-feira a sexta-feira num micro-ônibus e os atendimentos serão agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta quinta-feira (15), a Prefeita Terezinha Baleeiro, assinou o termo de adesão ao Consorcio de Saúde da Região de Vitória da Conquista para que os cidadãos de Malhada de Pedras tenham acesso às ações desenvolvidas na Policlínica de Conquista enquanto a de Brumado não está pronta, a exemplo de Guajeru – confira aqui. O transporte dos pacientes será realizado de segunda-feira a sexta-feira num micro-ônibus e os atendimentos serão agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Malhada Online.

Prefeitura de Dom Basílio firma convênios de R$ 3 milhões com a CAIXA

Quinta / 16.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

O recurso será usado para recuperação de estradas vicinais no município. Os convênios foram assinados pelo prefeito Roberval Meira nesta quarta (15). (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Dom Basílio anunciou a celebração de dois convênios com a CAIXA Econômica Federal, no valor de aproximadamente R$ 3 milhões, para recuperação de estradas vicinais no município. De acordo com a publicação, o recurso tem origem nas emendas parlamentares dos deputados federais José Rocha e Erivelton Santana. Os convênios foram assinados pelo prefeito Roberval Meira nesta quarta-feira (15).

Brumado: PM localiza galpão com veículo roubado e carga de soja sem nota fiscal

Quinta / 16.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

No galpão, a PM encontrou algumas pessoas, uma carga de farelo de soja sem nota fiscal, algumas carretas, um caminhão trator e 2 semi-reboques. (Foto: Divulgação / 34ª CIPM)

Na tarde desta quarta-feira (15), por volta das 16h, policiais militares do grupo A do PETO, da 34ª CIPM, apreenderam 3 veículos pesados e uma carga de farelo de soja na em Brumado. Segundo informações da PM, os militares estavam realizando ronda pela cidade quando avistaram dois indivíduos entrando em um galpão, que fugiram ao perceber a aproximação dos policiais. Ainda conforme a PM, no interior do galpão, a guarnição encontrou algumas pessoas, uma carga de farelo de soja sem nota fiscal, algumas carretas, um caminhão trator e dois semi-reboques, esses três últimos com restrição de furto/roubo. Os PMs perguntaram aos indivíduos que ainda estavam no local sobre a procedência dos veículos, da carga, a quem pertencia e o proprietário do galpão, porém eles não souberam responder. Todos os envolvidos foram encaminhados à Polícia Civil, na sede da 20ª COORPIN. Os veículos identificados com a restrição de furto/roubo ficaram no galpão para serem recolhidos posteriormente.

Dr. Lourival Trindade tomará posse como presidente do TJ-BA em fevereiro

Quinta / 16.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os desembargadores integrantes da mesa diretora eleita para o biênio 2020/2022. (Foto: Reprodução / Nei Pinto / Ascom TJ-BA)

O Desembargador Lourival Almeida Trindade tomará posse como Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), para o biênio 2020/2022, no dia 03 de fevereiro, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador (BA). A cerimônia militar tem início às 9 horas, às 9h15 será realizada uma homenagem à memória de Ruy Barbosa e às 9h30 acontece a Sessão Solene no Salão Nobre. Na ocasião, serão empossados também os integrantes da Mesa Diretora: os Desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo (1º Vice-Presidente), Augusto Lima Bispo (2º Vice-Presidente), José Alfredo Cerqueira da Silva (Corregedor-Geral da Justiça) e Osvaldo de Almeida Bonfim (Corregedor das Comarcas do interior).

Fonte: Portal Livramento.

Guajeru faz adesão ao Consórcio de Saúde de Vitória da Conquista

Quinta / 16.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Guajeru passa a ter acesso aos serviços da Policlínica de Vitória da Conquista a partir de fevereiro, enquanto a Policlínica de Brumado não fica pronta. (Foto: Reprodução)

O município de Guajeru realizou a adesão ao Consórcio de Saúde da Região de Vitória da Conquista nesta quarta-feira (15), em reunião entre o prefeito Gil Rocha e a equipe do consórcio. Com isso, Guajeru passa a ter acesso aos serviços e especialidades oferecidos pela Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista a partir de fevereiro, enquanto a Policlínica de Brumado não fica pronta. "O Governador Rui Costa já aprovou a construção da Policlínica Regional de Saúde da nossa região, que será em Brumado, mas enquanto não fica pronta, solicitamos ao governo do Estado, através do Consórcio, a inclusão de Guajeru na Policlínica de Vitória da Conquista. Assim, os nossos pacientes terão acesso imediato às especialidades médicas lá oferecidas”, explicou o prefeito Gil Rocha

A Policlínica oferece especialidades como Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia, Urologia, além de exames como Ressonância Magnética, Tomografia, Mamografia, Ultrassonografia com Doppler, Ecocardiografia, Ergometria, Mapa, Holter, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Raio-X de 500Am, Eletrocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, Nasolaringoscopia e Colposcopia. A secretária de Saúde de Guajeru, Érica Leal, afirmou ainda que “o deslocamento para a Policlínica será feito no Micro-ônibus do Consórcio de Saúde, que sairá de Guajeru de segunda a sexta-feira. Os atendimentos devem ser agendados antecipadamente na Secretaria Municipal de Saúde de Guajeru”.

(Foto: Reprodução)

Terminam nesta quinta (16) as inscrições para Educação Profissional e Tecnológica; são mais de 12 mil vagas

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

O resultado sai na sexta (17) e a matrícula será de 28 a 30, na unidade escolar para a qual foi classificado. O ano letivo terá no dia 10/02. (Foto: Claudionor Jr / SEC-BA)

Termina nesta quinta-feira (16) o prazo de inscrições para o processo seletivo para o preenchimento das 12.395 vagas de 45 cursos técnicos de nível médio na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio, ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A divulgação do resultado está prevista para sexta-feira (17) e a matrícula dos selecionados será no período de 28 a 30 de janeiro, na unidade escolar para a qual foi classificado. O ano letivo terá no dia 10 de fevereiro.

 As vagas são destinadas aos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), bem como as unidades compartilhadas na capital e em 93 municípios baianos. Podem concorrê-las estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita – seja na rede pública de ensino ou nos âmbitos federal, estadual ou municipal – ou tenham, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista. Entre os cursos ofertados estão os de Técnico em Administração, Técnico em Análises Clínicas, Técnica em Edificações. Técnico em Agropecuária, Técnico em Artes Visuais, Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Informática, Técnico em Cozinha e Técnico em Segurança do Trabalho.

 A Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo consolidar e ampliar a oferta da modalidade em consonância com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios baianos, promovendo a inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho. Está presente na rede estadual por meio de 232 espaços, sendo 36 CETEPs, 45 CEEPs e 151 unidades compartilhadas. A oferta chega aos 27 Territórios de Identidade e, em 2019, beneficiou mais de 90 mil estudantes em 158 municípios baianos. Atualmente, são oferecidos 69 cursos e, ao longo do percurso formativo, os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos, além de protagonizarem intervenções sociais e desenvolverem projetos e tecnologias sociais de baixo custo e de relevância social.

Caculé: Colégio Ana Teixeira é “invadido” por adolescentes durante a madrugada

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a diretora, a princípio não tem nenhuma evidência de que houve furto ou algum tipo de dano ao patrimônio, mas que estaria averiguando as informações. (Foto: Informe Cidade)

Aproximadamente 20 adolescentes foram flagrados na madrugada desta quarta-feira (15) quando tentavam invadir o Colégio Municipal Ana Teixeira em Caculé. A unidade escolar fica localizada na Avenida Antônio Coutinho e a ação foi registrada por um morador, vizinho ao prédio. De acordo com o site Informe Cidade, que teve acesso ao vídeo, “é possível ver que o grupo, de meninos e meninas, utilizam um tronco de madeira e se apoiam uns aos outros para facilitar o acesso. Alguns conseguem pular o muro da frente e entrar na escola, enquanto outros ficam do lado de fora”. O barulho feito pelo grupo acabou assustando a vizinhança, que no primeiro momento pensou que se tratava de um furto. A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local o grupo já havia saído.

A diretora da escola, Elizangela Rodrigues, informou que, a princípio, não tem nenhuma evidência de que a escola havia sido furtada ou sofrido algum tipo de dano ao patrimônio, mas que estaria averiguando as informações.

Fonte: Informe Cidade

Guajeru: prefeito sanciona Novo Plano de Carreira do Magistério

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Para o prefeito, “o novo plano de carreira do magistério foi reformulado para conceder mais direitos e benefícios aos professores

O Prefeito Gil Rocha sancionou a Lei do Novo Plano de Carreira do Magistério Municipal de Guajeru. Em sua rede social, Gil declarou que a "desde que assumimos a gestão deste município, estamos sempre trabalhando para a melhoria da Educação, desde a elaboração do Plano Municipal de Educação, Reformulação do Estatuto do Magistério, sempre pagamos o piso Nacional aos professores, pagamento antecipado dos salários, implantamos o planejamento na carga horária em todos os níveis de ensino”, explicou o prefeito, complementado ainda que “o novo plano de carreira do magistério foi reformulado para conceder mais direitos e benefícios aos nossos professores, mais uma importante conquista, fruto de muito trabalho, planejamento e transparência".

Matrículas para rede municipal de ensino de Caraíbas estão abertas

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

As matriculas começaram nesta segunda, dia 15. (Foto: Divulgação / SEMED)

O prazo de matricula para a rede municipal de ensino de Caraíbas já está aberto. Os pais ou responsáveis devem se dirigir uma unidade escolar com a seguinte documentação, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED):

- 3 fotos 3x4;

- Declaração escolar para alunos novos;

- Xerox do RG;

- Xerox do CPF;

- Xerox do Cartão de Vacina com selo atualizado;

- Xerox do Comprovante de Residência;

- Xerox da Certidão de Nascimento;

- Número do NIS;

- Xerox do Cartão do SUS;

- Xerox do RG e do CPF do responsável pelo aluno.

Paramirim: Comunidade de Canabravinha passa a contar com sinal de telefone celular

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

A instalação do sinal contou com um investimento de R$ 37 mil da Prefeitura Municipal e atende também as Comunidades de Estiva, Pau de Colher e Bucânia. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Paramirim anunciou, nesta terça-feira (14), a instalação do sinal de telefonia celular na Comunidade de Canabravinha. De acordo com a Prefeitura, a instalação do sinal contou com um investimento de R$ 37 mil e atende também as Comunidades de Estiva, Pau de Colher e Bucânia. Ainda conforme a Prefeitura, essas foram as primeiras comunidades a serem contempladas pela iniciativa.

Caetité: divulgadas as atrações do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre; confira

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

As atrações foram divulgadas nesta terça-feira, dia 14, pela Prefeitura de Caetité. Os eventos ocorrerão entre os dias 23 e 26 de janeiro. (Fotos: Reprodução)

A Prefeitura de Caetité divulgou, na terça-feira (14), a programação do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de janeiro. No dia 23, às 19h, será realizada a escolha do Rei Momo e da Rainha (as inscrições vão até o dia 21) e logo após show com Samba D’Noca. No segundo dia (24), a festa tem início com Idalino e Banda Última Hora e Jorge Marley. O sábado (25) começa com o tradicional Cortejo da Lavagem, às 16h, com saída da Feira Velha, e em seguida Pio e Banda Nova Onda e Entre Um Gole Elétrico comandarão a galera. E por fim, no domingo (26), o Projeto Café Pequeno e Patrão de Luxo encerram a festa.

Mutirão na Policlínica Regional de Saúde atende mais de 340 pacientes de Caetité

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Para a prefeitura, a ação possibilitou a redução a fila de espera por procedimentos e consultas das demandas da Secretaria Municipal da Saúde junto à Policlínica Regional.

No último sábado, dia 11, a Secretaria Municipal de Saúde de Caetité promoveu um mutirão de consultas e exames, atendendo 342 pessoas. Realizado com os repasses da Policlínica Regional de Saúde, o mutirão ofertou consultas com cardiologista, neurologista e oftalmologista, além de diversos procedimentos como ressonância, ecocardiograma, endoscopia, ultrassonografia e Doppler Scan Venoso. Os pacientes foram transportados gratuitamente pela Prefeitura, que em nota, explicou que “com a ação, foi possível a redução da fila de espera por procedimentos e consultas das demandas da Secretaria Municipal da Saúde junto à Policlínica Regional”.

Abastecimento de água em Malhada de Pedras é restabelecido, informa Embasa

Quarta / 15.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

O fornecimento de água será regularizado gradativamente em toda a cidade e nas localidades rurais de Brumado. (Foto: Reprodução / Internet)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) enviou uma nota à Redação do Site Sertão Hoje / Tribuna do Sertão informando que o funcionamento da adutora de Malhada de Pedras foi restabelecido após a conclusão dos serviços emergenciais de reparo no equipamento, em decorrência dos danos causados pelas chuvas ocorridas na última semana. Com o retorno do funcionamento da adutora de Malhada de Pedras, desde o início da manhã desta terça (14), o fornecimento de água está em processo de regularização gradativa em Malhada de Pedras e nas localidades rurais do município de Brumado atendidas pelo sistema.

Ainda conforme a nota, “desde que as tempestades danificaram o equipamento, as equipes da Embasa trabalharam intensamente na relocação das tubulações e na concretagem do local para afixação do trecho arrastado pelas enxurradas. No entanto, a recuperação se estendeu devido à complexidade do serviço e da necessidade do tempo para secagem do concreto. Por isso, neste momento de retomada do sistema de abastecimento, é importante que a população evite todas as formas de desperdício para que a água seja distribuída para os bairros da cidade”.

A Embasa também informou que durante o período de interrupção emergencial, “garantiu o abastecimento alternativo por meio de carros pipas para órgãos públicos e estabelecimentos de saúde, e, mesmo diante da adversidade, ofertou o volume reduzido em relação à demanda usual da cidade”.