Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2020"

Contato com água das chuvas aumenta riscos de leptospirose

Quarta / 29.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Se não for tratada adequadamente a leptospirose pode causar comprometimento renal, hepático e pulmonar e até mesmo levar a morte. (Foto: Reprodução / Jornal Extra)

Pancadas de chuva são comuns nos meses de Verão devido ao aumento da temperatura característico do período. Porém, o grande volume de água pode provocar alagamentos e transtornos, e a população afetada é exposta a doenças como a leptospirose. O contato direto com a água da chuva pode representar um risco elevado de contaminação. Nos últimos dias a chuva tem provocado estragos em cidades dos estados da Região Sudeste e em algumas regiões da Bahia, aumentando a probabilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de barreiras e transbordamentos de rios.

Por isso, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta para riscos de leptospirose, que se não for tratada adequadamente a leptospirose pode causar comprometimento renal, hepático e pulmonar e até mesmo levar a morte.

Os principais agentes transmissores da doença são os ratos, que por meio da urina eliminam a bactéria causadora da doença, a Leptospira. Portanto, evitar o contato com a água de enxurradas e enchentes é o mais recomendado como medida preventiva, assim como evitar lavar sem proteção adequada quintais, caixas de esgoto e áreas que possam ter sido contaminadas.

Os principais sintomas da leptospirose são dores pelo corpo (principalmente nas panturrilhas), febre, icterícia rubínica (coloração amarelada manifestada na pele e nos olhos e por vezes os olhos ficam avermelhados) e dor de cabeça. O período de incubação da doença pode chegar a até 30 dias, mas normalmente os sintomas se manifestam entre sete e 14 dias após a exposição ao risco. O tratamento da leptospirose consiste no uso de antibióticos, por isso o especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Ivan França, reforça sobre a importância de quem teve contato com água de chuva ficar atento aos sintomas da doença. "A qualquer sinal dos primeiros sintomas é importante que o paciente procure um médico e relate o contato com a enchente, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível", afirma.
.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta quinta-feira (29)

Quarta / 29.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi que nesta quinta-feira, dia 30, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h às 14h, nas Ruas Sebastião Paes, Padre Liberato, Padre Egidio, Oton Texeira, Maria Joaquina, Manoel Cotrim, Leolino Castro, Joaquim Ciriaco, João Dionísio Cotrim, Gercino Coelho, Donério Cotrim, do Colégio e nas Praças Sebastião Paes e Morrinhos, localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Homem de Jacaraci com suspeita de coronavírus não se enquadra à doença, avalia Sesab

Quarta / 29.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

O homem foi encaminhado para o Hospital Couto Maia, em Salvador. O caso está sendo investigado para Síndrome Aguda Respiratória Grave. (Foto: Reprodução / Sesab)

Um homem deu entrada na madrugada desta quarta-feira (29) Hospital Couto Maia, em Salvador, com suspeita inicial de Coronavírus. Na avaliação inicial da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o caso não se enquadra nos parâmetros colocados pelo Ministério da Saúde, com base nos protocolos internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a doença. A Sesab informou ainda que o homem visitou o Japão e veio para a Bahia. O caso, segundo a Sesab, está sendo investigado para Síndrome Aguda Respiratória Grave. O homem veio transferido do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Jacaraci, no sudoeste do estado.

O paciente é cidadão japonês e vive no distrito de Irundiara, no município de Jacaraci. Recentemente, ele voltou do seu país de origem, que tem quatro casos oficiais da doença. Em nota, a Prefeitura de Jacaraci informou que o paciente suspeito de infecção pelo vírus “2019-nCov”, foi atendido e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. "O caso em questão se trata de um indivíduo que chegou do Japão no sábado (25 de janeiro de 2020) e apresentou sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. Ressaltamos, que o paciente é japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o vôo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica", disse a prefeitura.

A prefeitura destacou ainda que “todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da OMS – Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município”.

Fonte: Correio*

Brumado: Guardas municipais participam de palestra sobre violência contra a mulher

Quarta / 29.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

A palestra focou nos 5 tipos de agressão (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial) que as mulheres podem sofrer nesses casos. (Foto: Divulgação)

No último sábado (25), os guardas municipais compareceram ao auditório do SEMAC para participarem de uma palestra sobre violência contra a mulher. Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Chico Xavier, a palestra focou nos 5 tipos de agressão (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial) que as mulheres podem sofrer nesses casos.

Jornada Pedagógica 2020 de Paramirim acontece nesta quinta-feira (30)

Quarta / 29.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

A jornada é realizada pela Prefeitura de Paramirim por meio da Secretaria Municipal de Educação. (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira, dia 30, será realizada a Jornada Pedagógica de 2020 de Paramirim. Pela manhã, a partir das 8h, o Centro Cultural Nabor Cayres de Brito receberá os educadores para a palestra com a professora e doutora Maribel Barreto. Pela tarde, a partir das 13h30, a formação pedagógica ocorrerá no Colégio de Paramirim (sede do ACM). A jornada é realizada pela Prefeitura de Paramirim por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Guajeru quita dívida com EMBASA

Quarta / 29.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o prefeito, a dívida era fruto de gestões anteriores que levaram o município à situação de inadimplência aos órgãos estaduais e federais. (Foto: Reprodução)

Na noite desta terça-feira (28), o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, anunciou o pagamento da última parcela da dívida do município, no valor de R$ 539.045,07, com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). De acordo com o prefeito, a dívida era fruto de gestões anteriores que levaram o município à situação de inadimplência aos órgãos estaduais e federais. “Quando assumimos a gestão do município em 2013, nos deparamos com várias situações de endividamentos, encaramos a de frente e estamos trabalhando dia a dia, honrando o nome do município de Guajeru, lutando para garantir que os serviços sejam garantidos ao nosso povo”, explicou o prefeito Gil Rocha.

Governo da Bahia participou do resgate de 28 pessoas em trabalho análogo à escravidão em 2019

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

21 pessoas foram resgatadas na Bahia e 17 em outros estados. Os dados foram divulgados na terça, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. (Foto: Divulgação / SJDHDS)

A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-BA), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), atendeu um total de 38 pessoas em situação análoga ao trabalho escravo resgatados, sendo  21 na Bahia 17 em outros estados em 2019. Deste total, 12 são venezuelanos.  Dentre as atividades de trabalho, foram identificados trabalho escravo em criação de bovinos para corte, cultivo de cacau e café, e na construção civil. Os dados foram divulgados na terça-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Após o resgate, todos os trabalhadores são acompanhados pela Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo da SJDHDS, recebendo orientação para emissão de carteira de identidade, CPF, guia de seguro desemprego, ações trabalhistas e emissão da carteira do SUS. As equipes também inserem as vítimas nas políticas de proteção social através das equipes da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, responsáveis pelo contato com os municípios. No caso de imigrantes, também são encaminhados ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para a emissão do pedido de refúgio.
.

Setor de hortifrutigranjeiros do Mercado Municipal de Guanambi passa por obras de requalificação

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Guanambi está aplicando R$ 250 mil. (Fotos: Reprodução)

Na manhã desta terça-feira (28), as obras de requalificação das barracas de frutas, verduras e cereais do Mercado Municipal de Guanambi recebeu visita do prefeito Jairo Magalhães, que esteve acompanhado do vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Hugo Costa, além do Secretário Municipal de Infraestrutura Marco Antônio Costa e Souza e o Vereador Fabrício Lopes.

Na obra, a Prefeitura de Guanambi está aplicando R$ 250 mil, “objetivando dar maior conforto aos feirantes deste setor, além de proporcionar aos usuários, condições de compra de produtos com qualidade e higiene, agregando valor à feira que representa muito para a economia, informou a prefeitura, em nota no seu site oficial.

Reunião define cronograma para elaboração do Plano de Saneamento Básico em Caetité

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Caetité é um dos 13 municípios baianos contemplados através de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, no valor de quase R$ 500 mil. (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (22), O prefeito Aldo Gondim, a engenheira da empresa Saneando, Marcela Ferreira, e as técnicas da Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Sandra Teixeira e Tônia Dourado, estiveram reunidos para tratar da deliberação para início ao processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Caetité, que é um dos 13 municípios baianos contemplados através de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, no valor de quase R$ 500 mil.

De acordo com o cronograma apresentado pela equipe, será formado um comitê de trabalho com a participação paritária de representantes do poder público municipal e da sociedade civil, que trabalhará em diversas frentes com oficinas, audiências públicas e palestras, viabilizando o envolvimento da sociedade. Os planos irão orientar todas as ações de saneamento básico no município, contemplando as questões de abastecimento de água, drenagem urbana, coleta e tratamento de esgoto e manejo dos resíduos sólidos. O prefeito destacou a importância de Caetité ter sido contemplada com este programa em parceria com o Governo do Estado. “O plano de saneamento básico irá dotar Caetité de diretrizes para buscar recursos no Estado e na União, pensar a longo prazo e deixar este legado”, explicou Aldo.

Também estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Recursos Hídricos, de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Social, e da Embasa, Carlos Paulo.

Caetité é um dos 13 municípios baianos contemplados através de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, no valor de quase R$ 500 mil. (Foto: Reprodução)

Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões nesta quarta-feira (29)

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no portal Loterias CAIXA - loteriasonline.caixa.gov.br.

A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (29), um prêmio estimado em R$ 47 milhões. Hoje, serão sorteados os prêmios de R$ 7,5 milhões da Quina e R$ 3,4 milhões da Lotomania. A partir das 20h, o público poderá acompanhar o sorteio presencialmente, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, ou pela televisão e redes sociais das Loterias CAIXA. As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no portal Loterias CAIXA - loteriasonline.caixa.gov.br.

Ibiassucê: CRAS abre inscrições para oficinas do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Juntas somos + fortes”

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições podem ser feitas diretamente no CRAS, de Segunda à Sexta das 7h às 16h. Os documentos necessários são o RG, CPF e o número do NIS. (Fotos: Reprodução)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ibiassucê abriu inscrições para o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Juntas Somos + Fortes”, direcionada a Mulheres de 18 a 59 anos. Haverá oficinas de artesanato, pinturas e rodas de conversa sobre temáticas relacionadas ao fortalecimento de vínculos com a família e comunidade, convivência comunitária dentre outros, orientações sociais e socioeducativas. Os horários dos grupos serão: Grupo 1- segunda-feira, das 13h30 às 15h30; Grupo 2- quinta-feira, das 13h30 às 15h30. As inscrições podem ser feitas diretamente no CRAS, na Rua Tiradentes, nº 240, de Segunda à Sexta das 7h às 16h. Os documentos necessários são o RG, CPF e o número do NIS.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social. Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). E foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.

.

As inscrições podem ser feitas diretamente no CRAS, de Segunda à Sexta das 7h às 16h. Os documentos necessários são o RG, CPF e o número do NIS. (Fotos: Reprodução)

Santuário de Bom Jesus da Lapa é único destino brasileiro em lista no maior site de turismo do Brasil

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

A lista dos 12 templos religiosos “mais exóticos do mundo” exalta a “aparência nada convencional” dos locais e ressalta a beleza e o jeito “diferentão” vão além da religião.

O maior site de passagens aéreas do Brasil, o melhoresrestinos.com.br, incluiu o Santuário de Bom Jesus da Lapa, localizado no oeste baiano à 800km de Salvador, numa lista com os 12 templos religiosos “mais exóticos do mundo”. O site exalta a “aparência nada convencional” desses locais e ressalta que a beleza e o jeito “diferentão” desses destinos vão muito além da religião.

O Santuário de Bom Jesus da Lapa é o único destino brasileiro da lista, que destaca ainda os mais de 300 anos de tradição da Romaria do Bom Jesus, que já é a terceira em número de visitantes no Brasil, perdendo apenas para Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE). O site descreve o Morro do Bom Jesus com mais 90 metros de altura e as seis grutas em seu interior. Conta também uma curiosidade: “as grutas serviam como morada de onças, até serem descobertas, em 1691, quando começaram a ser decoradas com imagens sacras”.

A lista dos 12 templos religiosos “mais exóticos do mundo” exalta a “aparência nada convencional” dos locais e ressalta a beleza e o jeito “diferentão” vão além da religião.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta quarta-feira (29)

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que nesta quarta-feira, dia 29, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Fazendas Algodoes, Vitoria e Nova Esperança e no Povoado Junco I, localizados na zona rural, e nas Ruas Geraldo Nepomuceno de Souza, Irmã Dulce, Rio de Contas e José Augusto dos Santos, nas Avenidas João Paulo I e Salgada, localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Estudantes baianas produzem bioplástico feito com casca de melancia

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Liliane e Fernanda são alunas do 4º ano do curso técnico de nível médio em Química do CETEP Extremo Sul, em Teixeira de Freitas. (Fotos: Reprodução / SEC-BA)

Foram oito meses de pesquisa até que as estudantes da rede estadual, Liliane Dias e Fernanda Novaes, descobrissem na casca da melancia a matéria-prima para o êxito da experiência voltada à sustentabilidade. Alunas do 4º ano do curso técnico de nível médio em Química do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Extremo Sul, localizado na cidade de Teixeira de Freitas, elas são autoras do projeto “Biocia: bioplástico da casca de melancia”.

 Com o objetivo de produzir um bioplástico resistente a partir da casca de melancia, o projeto de Liliane e Fernanda resultou em produtos sustentáveis como saquinhos para mudas de planta e sacolas e, futuramente, canudo comestível. A fruta é amplamente produzida no Território de Identidade, sendo Teixeira de Freitas a maior produtora na Bahia e a quinta do país. “Foi muito gratificante este trabalho, porque sempre tivemos o desejo de fazer algo para ajudar o meio ambiente e que tivesse a mesma funcionalidade do plástico convencional, que demora 500 anos para se decompor, tanto no ambiente marinho, como no terrestre, enquanto que o bioplático leva apenas sete dias para se decompor debaixo da terra”, explicou Fernanda Novaes.

 A composição do biocia, explica a professora orientadora Franciele Santos Soares, se dá a partir da pectina (tipo de fibra solúvel encontrado na parede celular de plantas) no mesocarpo da Melancia. Após tratado e adicionado dos devidos reagentes, obtém-se um bioplástico comestível e vegano. Este ano, as alunas pretendem aprimorar o trabalho para a produção de canudo comestível. A ideia delas é buscar fomento de investidores para comercializar o canudo comestível, já que, para atingir a resistência necessária do bioplático, é preciso o uso de reagentes orgânicos adequados, que são caros. “A pesquisa ainda está caminhando, mas espero que essas jovens pesquisadoras consigam seguir com a pesquisa e, futuramente, o Biocia ser um produto no mercado”, pontuou a professora, contando ainda que, antes de chegarem à casca de melancia, as alunas pensaram em utilizar batata e casca e maracujá. “Mas como não havia ineditismo com esses dois produtos, elas partiram para produzir a biomassa com a casca de melancia, após chegarem à conclusão de que a pectina contida na casca de maracujá era na mesma quantidade”.

Provas para médico e odontólogo da PM-BA foram realizadas no domingo (26)

Terça / 28.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 790 candidatos fizeram as provas do certame, que teve um índice de abstenção de 25%. O número total de inscritos foi 1050. (Foto: Reprodução / Internet)

O Governo da Bahia realizou neste ultimo domingo, dia 26, as provas do concurso público para oficiais de saúde da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Ao todo, 790 candidatos fizeram as provas do certame, que teve um índice de abstenção de 25%. O número total de inscritos foi 1050. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 17 deste mês. O edital também disponível para os candidatos no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br).

O concurso para oficiais de saúde da PM conta com 17 vagas para os cargos de médico e odontólogo, que vão assumir o posto de 1° Tenente na corporação. As vagas para médico serão distribuídas entre as regiões de Salvador, Barreiras, Itabuna e Juazeiro. Serão convocados cardiologistas, ortopedistas, psiquiatras e clínicos gerais. Já as vagas para odontólogo são para atuar em Salvador, Itabuna e Juazeiro. Na capital é preciso ser especialista em implantodontia, periodontia e prótese dentária. Nos municípios do interior, as vagas são para cirurgião dentista. O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

As provas foram aplicadas no turno matutino nos colégios Rafael Serravalle e Thales de Azevedo, em Salvador.  As provas tiveram início às 9h15, com abertura dos portões às 8h. O cartão de convocação, com informações sobre local de prova, ficou disponível para os candidatos no site da organizadora. Foram aplicadas as provas objetivas e discursiva do certame, com duração de cinco horas, sendo compostas por 80 questões, entre gerais e específicas, além de redação.  O acesso às salas dos locais de prova só foi permitido mediante a apresentação do documento de identificação oficial com foto, impresso e em bom estado de conservação, além do cartão de convocação. Os candidatos só puderam deixar os locais de prova, portando o caderno de questões, depois de transcorridas 4h30 de prova.