Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2017"

Gil Rocha e Galego são empossados prefeito e vice de Guajeru

Terça / 03.01.2017

Por Guto Bernardes

Gil rocha e galego foram ovacionados pelo grande público presente na cerimônia de posse (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Ovacionado por um grande público, o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, foi empossado em solenidade realizada no último domingo (1º), juntamente com seu vice, Jilvan Teixeira Ribeiro (Galego) e os vereadores. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores do município e contou com a presença da população, ex-políticos do município, familiares dos empossados e autoridades. Os vereadores empossados para o quadriênio 2017-2020 foram: Nilson Enfermeiro, Gilberto de Zeca, Irmo Gomes dos Santos (Loza), Janio Fabio, Eliene Rocha, Luslene Maciel, Zé Carlos, Manoel de Noca, Ney Costa. Antes do seu pronunciamento o prefeito fez uma homenagem a sua mãe e a sua esposa, agradecendo-as pelo apoio em sua caminhada como gestor.

Em sua fala, Gil Rocha enfatizou que o município de Guajeru lhe foi entregue em sua primeira gestão totalmente sucateado, sem nenhuma credibilidade, e com um trabalho sério e transparente ele pode tirar a cidade da decadência. “Há quatro anos assumi o município em situação de abandono, sucateado e sem credibilidade. Se eu fosse comparar o município com um paciente no estado de saúde, eu diria que ele estava na UTI, prestes a morrer, e ao longo desses quatro anos nós fizemos um tratamento muito especial. Se fossemos comparar com os dias atuais eu diria que esse paciente se chama ‘Guajeru não corre mais risco de vida’. Isso só foi possível com um trabalho sério, respeitando cada cidadão. Ao ser eleito, diplomado e empossado o prefeito passa a ser o gestor do município sem bandeira partidária, sem situação e sem oposição, e assim eu fiz nesses últimos quatro anos. Nós pegamos o município e demos credibilidade, horamos com os pagamentos atrasados dos servidores da gestão anterior, todos os credores e fornecedores estão com suas contas em dias e encerramos 2016 sem dever um centavo. Eu cumpri o meu papel juntamente com a equipe de governo, o qual eu quero dividir essa conquista. Hoje nosso município é respeitado e estamos com todas as nossas certidões aptas para conveniar e receber recursos, que seja do governo federal ou estadual”, disse o prefeito.

Gil também deu resposta a bancada de oposição, a qual nos pronunciamentos afirmou que faria oposição ferrenha ao executivo e disse ao prefeito que ele não precisaria ligar pedindo voto favorável aos seus projetos quando encaminhados a Câmara. “Eu quero trazer uma mensagem aos nobres vereadores, principalmente aqueles que dizem ser de bancada de oposição. Para mim, Câmara de Vereadores não tem situação nem oposição, e sim, nós devemos fazer oposição ferrenha a corrupção. Também quero dizer a nova mesa que se compõe esta noite que eu sou um gestor que trata minhas relações muito abertas, eu não sou de estar apadrinhando político, eu não sou de estar fazendo ligação pedindo voto em Câmara. Tenho consciência que os projetos encaminhados para esta Casa são de bem comum, nenhum dos nossos projetos veio para beneficiar o prefeito, uma liderança política ou servidor. Na inauguração desta Casa eu disse em alto e bom tom: eu sou satisfeito com o meu salário, com o que eu ganho, eu não preciso tirar nada do que é do povo. E é dessa forma que eu conto com a parceria, com a harmonia e com a união do poder executivo e legislativo”, rebateu.

Além do prefeito e vice, tomaram posse nove vereadores que assumirão os trabalhos do legislativo no quadriênio 2017/2020 (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

10º Réveillon da Lagoa Manoel lotou praças e ruas de Caculé

Segunda / 02.01.2017

Por Tayga Ribeiro

Um grande público comemorou a virada do ano com muita animação.

Com praça lotada, o Réveillon da Lagoa Manoel Caculé, cartão postal da cidade, chegou a sua 10ª edição com uma programação especial. A banda JACI começou a festa com sucessos do pop rock nacional. Kart Love, a atração principal da noite, subiu no palco pouco antes da meia noite, com pausa para a contagem regressiva comandada pelo locutor Marcos Roberto. A banda prosseguiu o show após a virada e agitou o público diante de uma bonita queima de fogos. Em seguida, Júnior Brasil e banda subiram no palco com um variado repertório. Ricardinho foi o último a se apresentar e alegrou a plateia até o amanhecer. O 10º Réveillon da Lagoa contou com o apoio do Governo de Caculé e patrocínios da Dimacol, Lig Lixo e Sólegal.

Uma programação especial animou a festa da virada na Lagoa Manoel Caculé.

Brumadense foi o único da América Latina aprovado em curso de medicina de Universidade Pública da Itália

Segunda / 02.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na foto Wallace aparece ao lado do seu pai Antônio Carlos Barbosa dos Santos (in memorian) e da sua mãe Sara Fabiane Magalhães Santos (Foto: Arquivo/Família).

O brumadense William Wallace Magalhães Santos, filho de Sara Fabiane Magalhães Santos e Antônio Carlos Barbosa dos Santos (Carlinhos 'in memorian'), neto do advogado Dr. Edson Pereira Santos e de Dona Maria da Glória Barbosa dos Santos foi aprovado em 11º lugar entre os candidatos não europeus para estudar na Universidade Pública 'TOR VERGATA', com sede em Roma, na Itália. Ele foi o único candidato da América Latina aprovado na admissão. Sua mãe Sara, seu irmão Carlos Henrique, seus avós Dr. Edson e D. Glória, tios, tias, primos e primas encaminharam nota para a nossa redação parabenizando-o pela conquista. 'Momento ímpar na vida da família, que acompanhou toda a trajetória e esforço desse jovem para chegar onde chegou, podendo agora comemorar a conquista de alguém que com muita garra e determinação inicia uma nova caminhada... É o fim de duros dias de insônia, ansiedade e incerteza... e o início da preparação para uma carreira brilhante! A aprovação não foi por sorte, nem por acaso. É o resultado de muito esforço, empregado em sua busca incansável pela realização de um sonho. Após este muitos outros virão, os quais temos certeza que serão igualmente realizados e comemorados, com a mesma força e entusiasmo. O orgulho e a admiração que sentimos são infinitamente maiores que estas palavras, assim como a alegria que parece não caber em nossos sorrisos e lágrimas de emoção. Parabéns pela conquista e Deus abençoe a nova fase que se se inicia....e, rumo ao sucesso, sempre', diz a nota.

Brumado: Dr. Eduardo toma posse e assume compromisso de ampliar número de Escolas de Tempo Integral e colocar em pleno funcionamento UTI e UPA

Segunda / 02.01.2017

Por Leonardo Oliva

A transmissão do cargo de Aguiberto Lima Dias para Dr. Eduardo Vasconcelos foi realizada no plenário do próprio legislativo municipal (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Em sessão solene realizada na noite de ontem (1º), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, o Engenheiro Civil Dr. Eduardo Vasconcelos tomou posse do mandato de prefeito para o qual foi eleito de forma consagradora no último dia 02 de outubro. Ele, que já havia sido prefeito em outras duas oportunidades (2005/2008 e 2009/2012), vai exercer o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Brumado e terá como seu maior adversário, segundo o Deputado Vitor Bonfim, presente na solenidade, exatamente a sombra dos dois mandatos anteriores. Em sua fala, Dr. Eduardo Vasconcelos afirmou que o momento é de 'esperança' e que pretende administrar em harmonia com o poder legislativo. 'Chegou a hora de deixarmos as diferenças de lado, deixar a campanha para trás e passarmos todos a defender um único interesse, que é o do município de Brumado', afirmou o novo gestor. Ele destacou ainda que o país vive uma crise latente e que o momento é de 'travessia', sendo, portanto, necessário trilhar novos caminhos. 'Desde o dia 03 de outubro venho traçando estratégias para enfrentar as dificuldades e desafios que administrar um município do porte de Brumado impõem. Vamos buscar a ampliação das escolas de tempo integral e o pleno funcionamento da UTI e da Unidade de Pronto Atendimento', destacou. Ao final da sua fala, Dr. Eduardo destacou que a sua administração vai primar sempre pela 'supremacia do bem comum'. 

O plenário da Câmara de Vereadores de Brumado foi tomado pelo grande público, que foi prestigiar a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Terezinha é empossada primeira prefeita do município de Malhada de Pedras

Segunda / 02.01.2017

Por Guto Bernardes

Em seu discurso, Terezinha destacou que quer construir uma relação de trabalho e respeito com o legislativo (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Na manhã do último domingo (1º), uma cerimônia marcou a posse da primeira prefeita do município de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro, e dos e vereadores eleitos no dia 2 de outubro de 2016. Uma multidão lotou o plenário da Câmara de Vereadores para acompanhar esse importante momento para o município. Em seu discurso, Terezinha destacou que quer construir uma relação de trabalho e respeito com o legislativo para que possam melhor trabalhar pela população, realizando um trabalho transparente e com seriedade, e ainda agradeceu aos eleitores pela confiança. Em entrevista com o Jornal Tribuna do Sertão/Sertão Hoje, Terezinha falou sobre a responsabilidade em ser primeira mulher a governar o município e seus objetivos. “Como primeira mulher prefeita de Malhada de Pedras, vou fazer o possível para cumprir os meus compromissos com a população. Vou trabalhar juntamente com minha equipe, pois o gestor não governa só, e vamos fazer um bom trabalho principalmente na saúde e educação, que são as pasta prioritárias do nosso município. Apesar de todos os acontecimentos estou aqui firme e forte para enfrentar essa luta, sabendo dos desafios e dificuldades que irei enfrentar devido a situação atual do país. Vou fazer o melhor pelo meu município porque o povo merece”, destacou.

Durante a cerimônia, Terezinha também anunciou a sua equipe de governo para o quadriênio 2017/2020. Foi nomeada como secretária de Saúde Evanete Lima Leite, da Educação Edna Pereira, de Agricultura Laercio Pereira, da Assistência Social Neila Miranda e de Administração e Finanças Maria de Zélia. “Irei cobrar muito da minha equipe de governo, assim como toda a população que espera um bom resultado de cada um. O gestor não administra só, nós precisamos de uma equipe. Então é essa equipe que vai me ajudar a administrar Malhada de Pedras. Mesmo com as dificuldades iremos fazer muito, é só ter paciência e ir fazendo aos poucos”, disse a prefeita.

Uma multidão lotou o plenário da Câmara de Vereadores para acompanhar esse importante momento para o município (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Brumado: Léo Vasconcelos vai comandar legislativo municipal no biênio 2017/2018

Segunda / 02.01.2017

Por Leonardo Oliva

Presidente da Câmara Léo Vasconcelos, ao lado do prefeito Dr. Eduardo Vasconcelos e do vice-prefeito Édio Continha (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

O que já era dado como certo nos bastidores da política se concretizou na noite de ontem, dia 1º: o Vereador Léo Vasconcelos venceu a disputa para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brumado e vai comandar o legislativo municipal no biênio 2017/2018. A nova Mesa Diretora é composta ainda pelo vice-presidente Dudu Vasconcelos, pela 1ª Secretária Ilka Abreu e pelo 2º Secretário José Santinho Santos. A eleição foi disputada em chapa única e esta obteve 12 dos 13 votos possíveis. Em seu discurso ao final da solenidade, Léo Vasconcelos, que já foi presidente da casa em outras 4 oportunidades, reafirmou o seu compromisso de manter a harmonia com o poder executivo e acelerar ao máximo a tramitação e aprovação dos projetos do interesse do povo de Brumado.

Gilberto Brito e João Ricardo assumem e trazem esperança para o povo de Paramirim

Segunda / 02.01.2017

Por Leonardo Oliva

Com a neta Helena nos braços, Gilberto Brito saudou o grande público presente no plenário da Câmara de Paramirim (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

A Câmara de Paramirim, onde foi realizada a solenidade de posse do prefeito Gilberto Brito e do vice-prefeito João Ricardo, foi pequena para comportar a multidão que esteve presente no local na tarde de ontem (1º). O povo lotou o plenário e as imediações do legislativo municipal, acompanhou com atenção a solenidade e de lá seguiu em festa, andando lado a lado com o novo prefeito, até a sede da Prefeitura de Paramirim. Por onde a multidão passou foi saudada por moradores, que ficaram nos passeios e nas janelas das casas, todos querendo ver de perto esta festa da democracia, que marca também a chegada da esperança por dias melhores no município. Beto e João Ricardo marcharam lado a lado com o povo até a sede da Prefeitura, onde falaram à população. Em sua fala, o vice-prefeito João Ricardo destacou que por maior que seja o homem, ele não pode se achar dono de um município, mas que a partir daquele dia Paramirim estava deixando de ter um 'dono' e passando a ter à frente da sua gestão dois homens comprometidos com o bem comum.

Já o prefeito Gilberto Brito, que foi delegado de carreira e já havia exercido um mandato anterior, entre 1993 e 1996, tendo sido eleito posteriormente duas vezes deputado estadual, afirmou que a palavra do momento é 'esperança', não de esperar, mas sim do verbo esperançar. Beto afirmou que o momento vivo no país é de crise econômica, mas que em Paramirim a crise era moral e que o povo ajudou a colocar um fim nisto. O novo prefeito afirmou ainda que vai continuar andando pelas ruas, ouvindo o povo, assim como fez assim que venceu as eleições e percorreu a zona rural conversando com as comunidades para identificar as prioridades. 'Paramirim a partir de hoje tem um prefeito de verdade, não um fantasma na prefeitura', afirmou.

Beto e João Ricardo andaram ao lado com uma multidão até a Prefeitura, onde deveria ter sido realizada a transição, mas ninguém da gestão anterior apareceu.

Paramirim: Tõe de Geralda assume presidência da Câmara de Vereadores

Segunda / 02.01.2017

Por Leonardo Oliva

O resultado já era esperado pela bancada de situação, que não tem maioria na casa legislativa (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Em uma disputa bastante acirrada, o Vereador Antônio Maria Sousa Ramos, conhecido popularmente como Tõe de Geralda, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Paramirim para o biênio 2017/2018. A Mesa Diretora é composta ainda pelo vice-presidente Antônio Marques de Souza, pelo 1º Secretário George Luiz Magalhães Tanajura e pelo 2º Secretário Orlando Flor e Silva. Todos foram eleitos pela coligação que apoiou o candidato derrotado Robson Martins. O resultado já era esperado pelo grupo situacionista, tendo em vista que não conseguiu fazer maioria na casa legislativa - 6 a 5. Mesmo assim, o grupo apresentou uma chapa para concorrer na disputa, tendo sido esta formada por: João de Almeida (Presidente), Antônio José Rodrigues (vice-presidente), Antônio Francisco dos Santos Neto (1º Secretário) e João Batista Rodrigues SIlva (2º Secretário). A posse dos vereadores e eleição da Mesa Diretora foram realizadas ontem (1º), às 10 horas, na sede do legislativo municipal.

Ituaçu: Albercinho sai de cabeça erguida e deixa R$ 2,5 milhões em recursos no caixa da Prefeitura

Segunda / 02.01.2017

Por Leonardo Oliva

Albercinho fez um discurso ressaltando algumas das realizações da sua gestão e destacou os recursos que está deixando para a nova gestão (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

'Para mim é uma satisfação e um prazer estar aqui hoje, porque o homem público pode deixar a prefeitura de cabeça erguida. Ele não precisa sair corrido'. Foi com essas palavras que o ex-prefeito Albercinho iniciou o seu discurso ao final da sessão de posse dos vereadores e eleição da Mesa Diretora da Câmara de Ituaçu. O gestor municipal, que encerrou o seu mandato no último dia 31 de dezembro, fez um discurso em que ressaltou algumas das realizações da sua gestão e destacou os recursos que está deixando para o próximo prefeito. São cerca de R$ 2,5 milhões em caixa, dos quais aproximadamente R$ 800 mil não tem nenhum empenho para ser quitado, ou seja, podem ser usados da melhor forma pela nova gestão.

Além deste R$ 800 mil sem empenho, o gestor ainda deixou empenhados: R$ 470 mil para conclusão das obras do Colégio de Campo Grande; R$ 500 mil para pagamento de abono no valor de R$ 1.350,00 para cada professor e R$ 880,00 para cada zelador escolar; R$ 43 mil para serem divididos entre os funcionários da saúde beneficiados pelo PMAC; R$ 194 mil para o pagamento da iluminação pública; R$ 500 mil para o pagamento do INSS; e R$ 10 mil para o pagamento de pequenas despesas empenhadas. Albercinho destacou ainda que está deixando R$ 1,69 milhões em convênios que beneficiarão Ituaçu, sendo R$ 1 milhão para a construção da creche municipal, R$ 140 mil para aquisição de mobiliário, utensílios e eletrodomésticos para a creche municipal e R$ 550 mil para a realização de obras de pavimentação.

Entre as obras realizadas pela sua gestão, ao longo dos últimos quatro anos, destaque para: aquisição de 16 veículos, 4 ambulâncias, 5 ônibus escolares, duas patrols, uma enchedeira, uma caçamba, um caminhão pipa, uma retroescavadeira, um trator, troca da iluminação da caverna da Gruta da Mangabeira, perfuração de instalação de 20 poços tubulares, construção de sete quadras poliesportivas, construção de um ginásio de esportes em Lagoa da Laje, construção de um colégio de grade porte no Manoel Alves, construção de um colégio de grande porte no São José de Noé, construção de um colégio de grande porte em Boca da Mata, construção do PSF de Campo Grande, construção de uma praça em Lagoa da Laje, construção da Praça Carlinhos Barbosa (Cemitério), construção de duas praças em Tranqueiras, ampliação da barragem de Tranqueiras, construção do Balneário da Gruta da Mangabeira, entre outras.

OUÇA NA ÍNTEGRA A FALA DE ALBERCINHO

Ituaçu: Marcinho de Noé foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores e oposição vai comandar legislativo municipal

Segunda / 02.01.2017

Por Leonardo Oliva

O Presidente Marcinho de Noé sendo cumprimentado pelo ex-prefeito Albercinho após o término da sessão em que eleita e nova Mesa Diretora (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Em Ituaçu, nos bastidores da política, muitas articulações e manobras foram tentadas pelo grupo do prefeito eleito Adalberto Luz no sentido de reverter a grande desvantagem que tinha no legislativo municipal. Tendo eleito apenas 3 vereadores, contra 8 da oposição, no pleito de 02 de outubro, logo nos primeiros dias, dois eleitos pela agora oposição já haviam 'aderido' ao grupo hoje situacionista: Otacílio e Nenê de Dona Santa. Mesmo assim, a bancada de situação ainda ficou sendo menor que bancada de oposição - 6 a 5. O interesse maior, obviamente, era garantir a eleição de um vereador da situação como Presidente do legislativo, mas as tentativas não foram bem sucedidas e, na manhã de ontem (1º), o Vereador Marcinho de Noé foi eleito Presidente da Câmara de Ituaçu. E, logo na sua primeira fala, ele fez questão de mandar um recado de forma indireta, dizendo que 'vereador não se compra, se conquista'. O novo Presidente afirmou ainda, em nomes dos seus pares, que o legislativo vai atuar de forma idônea, votando e aprovando tudo que for de bom para o município, como sempre fez. A Mesa Diretora, que vai comandar o legislativo municipal no biênio 2017/18, é composta por: Marcinho de Noé (Presidente), Ronaldo (Vice-Presidente), Joel (1º Secretário) e Elzinha (2ª Secretária).

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Todos os 11 Vereadores que integram a Câmara de Ituaçu afirmaram que estão à disposição para votar a favor do que for melhor para Ituaçu (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje)