Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2016"

Novos conselheiros tutelares tomaram posse em Igaporã

Quarta / 13.01.2016

Por Samuel Gonçalves

Os eleitos receberam o diploma através da Prefeita Rosana Cotrim e demais autoridades presentes.

Os cinco conselheiros tutelares eleitos em Igaporã tomaram posse no último domingo (10). Os escolhidos na eleição, realizada pela primeira vez de forma simultânea em todo o país, foram empossados e diplomados para um mandato de quatro anos. A Cerimônia ocorreu às 9h na sede do CRAS. Os eleitos receberam o diploma através da Prefeita Rosana Cotrim e demais autoridades presentes. Os conselheiros foram escolhidos no dia 4 de outubro de 2015 através dos votos da população. Na eleição unificada, os candidatos estiveram aptos a concorrer após passarem por um processo que envolveu etapa documental, comprovação da experiência na área e prova escrita. Na ocasião, a Prefeita Rosana Cotrim enfatizou a importância do trabalho dos profissionais no município e garantiu total apoio para que os trabalhos do Conselho Tutelar sejam bem executados. “A função de conselheiro tutelar é de grande importância e suma responsabilidade, principalmente neste momento onde temos a atuação de empresas no município. A proteção das crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos é uma responsabilidade coletiva. Nossa gestão irá sempre apoiar vocês para que esses direitos sejam efetivamente garantidos”, afirmou. É atribuição dos conselheiros atender a denúncias e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias e comunidades. Além de aplicar as medidas necessárias pertinentes a cada caso, fazendo as requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado. Também devem contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

Secretaria de Educação de Caetité está entre as 100 melhores do país

Quarta / 13.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A pesquisa foi realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD).

Em recente pesquisa realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD), a Secretaria Municipal de Caetité ficou entre as 100 melhores do país em 2015. A Secretária de Educação do município, Rosemária Joazeiro, foi convidada a receber o Troféu Brasil-Suíça e Certificado de Qualidade Total Educação, Infraestrutura e Transparência. A UBD foi criada em Maio de 2000 e tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país na esfera de educação e infraestrutura. O título foi concedido a Secretária Rosemária como forma de reconhecimento ao excelente trabalho administrativo que sua equipe desenvolveu na atual gestão, atendendo aos requisitos de Excelência em Gestão Pública. Foram avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade junto aos órgãos do Governo Federal e Estadual, do Tribunal de Contas e Ministério Público, além do comprometimento com a Sociedade.

Governo de Paramirim assumirá despesas de energia elétrica da Barragem do Zabumbão

Quarta / 13.01.2016

Por Fagner Abreu

O prefeito Júlio Bernardo assinou um oficio junto a Coelba que solicita a ativação da energia da barragem e a responsabilidade da Prefeitura em quitar a taxa elétrica.

De responsabilidade do Governo Federal, através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), a Barragem do Zabumbão teve a energia elétrica de abastecimento da comporta cortada. O corte foi realizado pela concessionária que presta serviços no estado da Bahia, a Coelba, por falta de pagamento do consumo de energia. O Secretário de Agricultura de Paramirim, Anselmo Caíres, afirmou que este é um problema grave e que compromete todo o armazenamento da barragem. “Sem a energia não podemos controlar a vazão da barragem. Não dá pra fechar e abrir a comporta manualmente. Por isso conversei com o prefeito e ele prontamente concordou em a Prefeitura assumir o compromisso de pagamento da energia da Barragem do Zabumbão. Não podemos correr riscos. A barragem ainda encontra sérios problemas estruturais e a Codevasf tem a obrigação de fazer a manutenção”, pontuou. O prefeito Júlio Bernardo assinou um oficio junto a Coelba que solicita a ativação da energia da barragem e a responsabilidade da Prefeitura em quitar a taxa elétrica. “Informamos que a partir desta data as faturas referente ao contrato nº 21612685, correspondente a alimentação de energia da comporta do Zabumbão, ficará por responsabilidade da Prefeitura Municipal de Paramirim”, informou através do Ofício. Devido a longa estiagem que assola a região, a Barragem do Zabumbão encontra-se com 18.880 hm³, medição feita no dia 04 de janeiro, pouco acima do limite que é de 15.000 hm³. Abaixo do limite as águas entram no volume morto, não havendo condições apropriadas para o uso humano e requer um tratamento mais sofisticado para o consumo.

Administração Municipal de Igaporã realizou 11º Festival de Reisado

Quarta / 13.01.2016

Por Samuel Gonçalves

Foram reunidos, nesta edição, 21 ternos de reis de diferentes comunidades rurais e da sede do município.

Foi realizado no último sábado (9), na esplanada da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, o 11º Festival de Reisado de Igaporã. O evento foi promovido pela Administração Municipal por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo. Contou com as parecerias dos Grupos de Reisado de Igaporã, Sindicato Rural e da Paróquia Nossa Senhora do Livramento. Foram reunidos, nesta edição, 21 ternos de reis de diferentes comunidades rurais e da sede do município. Esteve Presente também o terno de reis da cidade Itaberaba. Os festejos tiveram por objetivo a valorização da cultura popular. O evento foi iniciado com o desfile dos Ternos de Reis, que percorreu a Praça Bernardo de Brito. Em seguida, todos se reuniram na esplanada da Igreja Matriz onde ocorreu a bênção dos ternos de reisado. A benção foi dada pelo Padre Paulo Henrique. Logo após, os ternos de reis se apresentaram demonstrando muita alegria e devoção. Ao final todos os grupos receberam uma premiação em dinheiro e troféus. Ainda foram entregues medalhas de honra ao mérito os ternos de reis da Comunidade de Cristal e Nossa Senhora Aparecida.

Novos conselheiros tutelares tomaram posse em Caculé

Quarta / 13.01.2016

Por Tayga Ribeiro

A eleição para escolha dos cinco membros do Conselho Tutelar aconteceu no dia 04 de outubro de 2015.

Cinco conselheiros tutelares tomaram posse em Caculé, no último domingo (10), em Cerimônia realizada na Casa dos Conselhos. A eleição para escolha dos cinco membros do Conselho Tutelar aconteceu no dia 04 de outubro de 2015 e superou as expectativas em relação ao número de votantes. Compareceram às urnas 1.553 pessoas. Tanto a mobilização dos candidatos como a divulgação através da mídia e redes sociais foram fundamentais para o envolvimento da comunidade, que respondeu positivamente exercendo sua cidadania de forma democrática, através do voto direto e secreto.

Confira a relação dos novos conselheiros tutelares.

Prefeito Aguiberto Lima empossa novos Conselheiros Tutelares de Brumado

Terça / 12.01.2016

Por COMDICA

Os novos eleitos terão quatro anos de mandato, de 2016 à 2020.

Na última segunda-feira (11) o Prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Social Themis Narvaes e a Presidente da CONDICA Maria Nicéia, realizaram a cerimônia de posse aos novos conselheiros tutelares. Os novos eleitos terão quatro anos de mandato, de 2016 à 2020. Inicialmente, o prefeito parabenizou aos conselheiros titulares e suplentes desejando-lhes boas-vindas e colocou a sua gestão em disposição dos novos integrantes. Em seguida foi feito a leitura da Portaria de nomeação. A Secretária Themis Narvaes ressaltou a importância do trabalho realizado pelos conselheiros nas ações em prol das crianças e adolescentes. Pontuou ainda que a SESOC estará sempre à disposição dos conselheiros. A Presidente do CONDICA, Maria Nicéia, agradeceu a todos os envolvidos na realização e organização em todas as etapas do processo de escolha dos novos integrantes.

Caetité: Vigilância Sanitária divulga normas de higiene para o Carnaval da Diversidade

Terça / 12.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os procedimentos de conservação, higiene e qualidade dos alimentos, vestimentas e adequação do espaço físico são itens avaliados pelos técnicos da Vigilância.

A Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, irá fazer vistorias nas barracas durante a Festa do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre, que acontecerá nos dias 15 a 17 de janeiro. Os procedimentos de conservação, higiene e qualidade dos alimentos, vestimentas e adequação do espaço físico estão entre os itens avaliados pelos técnicos da Vigilância Sanitária.  A Equipe é responsável pela orientação, controle e fiscalização de bens de consumo e prestação de serviços, que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde da população. O Grupo é formado por 6 fiscais e uma equipe de apoio. Em média, são feitas 2 vistorias por dia. Em caso de irregularidades denuncie no Stand da Saúde, que estará localizado na Praça da Catedral. Também será realizando inspeções no trio elétrico, carro de apoio, nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e na qualidade da água fornecida para os trabalhadores. As fiscalizações seguirão até o final da festa.

CLIQUE E VEJA A LISTA COMPLETA DAS NORMAS

Brumado: Rui Costa anuncia segunda etapa da Barragem de Cristalândia

Terça / 12.01.2016

Por Luís Gustavo

Rui assumiu o compromisso de realizar a segunda etapa da construção da Barragem de Cristalândia, que vai elevar a crista da mesma e aumentará a sua capacidade de acúmulo.

Durante a entrega das unidades residenciais do programa “Minha casa minha vida”, em Brumado, o Governador Rui Costa assumiu o compromisso de realizar a segunda etapa da construção da Barragem de Cristalândia, que vai elevar a crista da mesma e aumentará a sua capacidade de acúmulo. Ele informou que voltará em Brumado para anunciar efetivamente quando a obra será iniciada. Na oportunidade, o Governador anunciou ainda que a obra de construção do presídio será reiniciada. Segundo Rui, os recursos para a construção foram liberados no mês de dezembro, o presídio terá capacidade para 4 mil detentos e a previsão é que fique pronto ainda em 2016. O Governador comentou ainda sobre o esgotamento sanitário, informando que até o final do seu mandato pretende realizar esta obra em Brumado. Em sua fala, Rui Costa falou sobre os consórcios regionais de saúde, destacando que os das regiões de Teixeira de Freitas, Jequié, Paulo Afonso e Irecê já foram formalizados com o governo do estado, visando construção de policlínicas. Ele afirmou ainda que, neste mês de janeiro, vai formalizar o consórcio da região de Guanambi. O Governo do Estado assumirá 40% do custo de funcionamento das policlínicas e dos hospitais que participarem dos consórcios.

Gestão 2016/2020 toma posse do Conselho Tutelar de Caetité

Terça / 12.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Estiveram presentes as autoridades, integrantes do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), membros da comunidade e da sociedade civil.

Na manhã da última segunda-feira (11) foi realizada a Cerimônia de Posse e Diplomação dos Novos Conselheiros Tutelares de Caetité. O ato realizado na Câmara de Vereadores do município. Estiveram presentes as autoridades, integrantes do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), membros da comunidade e da sociedade civil. Na ocasião, o prefeito José Barreira destacou que o Conselho Tutelar é um instrumento nas mãos dos cidadãos. As pessoas devem usá-lo para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes. Em casos de abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação. “Estou ciente que não vai ser um trabalho fácil, mas tenho certeza que são absolutamente capazes de lidar com essa função que lhes foi atribuída. É preciso ter dom para ser Conselheiro Tutelar, e vocês têm”, declarou o prefeito.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, destacou que é fundamental manter parcerias entre os conselheiros, órgãos públicos e sociedade. “Em um trabalho tão delicado como esse é preciso trabalhar em rede com a prefeitura e a sociedade. Nesse sentido eu coloco a nossa secretaria à disposição de vocês. Tenho certeza que desenvolverão um excelente trabalho, zelando e amando as crianças e adolescente, assim como a gestão anterior realizou”, destacou a Secretária. A Presidente do CMDCA, Juliana Moreira, mostrou-se contente em dar posse aos novos conselheiros. “É um trabalho silencioso que muitas vezes a população não enxerga, porém é muito importante para toda comunidade. O Conselho é um órgão que está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, conduzida pela secretária Cléia Montenegro, e certamente conta com todo apoio da administração municipal”, enfatizou. Em seguida, foi feita a diplomação e posse dos conselheiros.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

A cerimônia foi realizada na manhã da última segunda-feira (11) na Câmara de Vereadores.

Brumado: com projeto já assinado foi dado inicio a reforma da Praça do Jurema

Terça / 12.01.2016

Por Luís Gustavo

O projeto de restauração do local contará com jardins, abrigos, pátio e toda estrutura com todo um processo de acessibilidade.

Com o projeto já assinado pelo Prefeito Aguiberto Lima Dias e o empreiteiro Jair Leite, foi dado inicio a reforma da Praça Pompilio Leite (Praça do Jurema). Uma obra que foi muito cobrada pela população brumadense. Durante os últimos dias o local já foi devidamente interditado e dado inicio a poda e retirada das arvores. O projeto de restauração do local contará com jardins, abrigos, pátio e toda estrutura com todo um processo de acessibilidade. O projeto é uma indicação do vereador Weliton Lopes, apresentada e aprovada na Câmara Municipal de Brumado. Com isso o Deputado Estadual Luciano Ribeiro, que é responsável pela emenda parlamentar, disponibilizou um recurso juntamente com o Ministério do Turismo no valor de R$243.750,00 reais para ser utilizado na reconstrução.

Caetité: Realizada a 30ª edição do Encontro de Ternos de Reis

Terça / 12.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento começou pela manhã com os ternos se reunindo diante da Catedral de Santana seguido pelo desfile nas principais ruas até o retorno à Praça da Matriz.

O 30º Encontro de Ternos de Reis e Violeiros de Caetité e Região, que foi realizado no último domingo (10), levou às ruas da cidade o mais puro folclore, mantendo viva uma tradição de mais de 300 anos. O evento contou com o patrocínio da Prefeitura de Caetité e da Rádio Educadora Santana. Com suas raízes nas tradições católicas dos primeiros colonizadores do sertão, os reisados fazem parte dos festejos que celebram o nascimento de Cristo quando o menino Jesus foi visitado pelos magos. A cultura os transformou nos reis Melchior, Baltazar e Gaspar. Segundo o idealizador do evento, Prof. Luiz Benevides, que pesquisou o histórico da festa em Caetité, ao longo dos séculos a tradição mereceu o registro do ilustre intelectual Teodoro Fernandes Sampaio, que passou pela cidade em 1880 assinalando a sua importância cultural.

O evento começou pela manhã com os ternos se reunindo diante da Catedral de Santana seguido pelo desfile nas principais ruas até o retorno à Praça da Matriz, quando os ternos recebem a bênção. Dando continuidade à programação os reiseiros fizeram suas apresentações ao público. Logo em seguida aconteceu um dos momentos mais esperados do dia, o festival de viola. Em seguida houve o encerramento final, onde os participantes receberam as premiações. Neste ano não houve competição entre os ternos que se apresentaram na Praça da Catedral. Todos os ternos de reis receberam um prêmio pela participação. “É um merecimento geral de todos que mantêm viva essa tradição de uma festa verdadeiramente popular”, disse o Prefeito José Barreira.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Cultura e tradição foram os pontos alto da festa que encerrou os festejos natalinos.

Brumado: Prefeito Aguiberto faz pedidos a Rui Costa em entrega de casas populares

Terça / 12.01.2016

Por Luís Gustavo

O Prefeito Aguiberto agradece aos recursos que o Governador Rui Costa forneceu a Brumado e também a sua presença na entrega das obras.

Na última quinta-feira (7), na entrega das casas populares dos Brisa III e IV em Brumado, o Prefeito Aguiberto Lima Dias aproveitou a presença do Governador Rui Costa para fazer alguns pedidos. O Prefeito solicitou que o Governo do Estado assuma custos de funcionamento das UTIs que já estão em fase de conclusão. Ressalta que o município não tem recursos necessários para manter sozinho e destacou que as UTIs da região são mantidas pelo Estado. “Graças aos investimentos do Estado através do ex-governador Jaques Wagner, do atual Governador Rui Costa e do Governo Federal o município tem uma estrutura de qualidade para atender a saúde de pacientes de toda região”, enfatiza Aguiberto.

Outro pedido do Prefeito a Rui Costa foi o esgotamento sanitário do município, que segundo ele “É difícil fazer saúde publica sem esgotamento sanitário” e apesar de saber o alto custo dessa obra o município necessita que seja realizado. Ainda foi solicitado a ampliação da Barragem de Cristalândia para que possa atender as cidades da região, como os municípios de Dom Basílio e Tanhaçu que já almejam abastecimento pela barragem. Aguiberto finaliza pedindo que seja disponibilizada a área do antigo DERBA para a ampliação da feira livre de Brumado e que se realize o mais breve possível o abastecimento de água das comunidades Pebas, Pompeia e Frutuoso. A população das três localidades tem grande necessidade do sistema, que já está instalado faltando apenas a parte elétrica. E por fim agradece aos recursos que o Governador Rui Costa forneceu a Brumado e também a sua presença na entrega das obras.

Igaporã: Realizada a Final do Projeto Futsal Solidário Entre Bairros

Terça / 12.01.2016

Por Samuel Gonçalves

As equipes vencedoras receberam troféus entregues pela Prefeita Rosana que também reafirmou o compromisso da Administração Municipal com o esporte no município.

Foi realizado na última sexta-feira (08), no Ginásio de Esportes de Igaporã, a grande final do Projeto Futsal Solidário Entre Bairros. Na ocasião os desportistas das categorias masculino e feminino fizeram bonito dentro e fora da quadra. Este projeto consistiu na promoção da prática esportiva através do futsal e também na distribuição de cestas básicas às famílias carentes do município.  Participaram da final equipes do Alto do Cruzeiro, Alto da Varginha, Alto da Usina e Vila Fagundes/Alto da Liberdade. O Alto da Varginha se consagrou campeão na categoria adulto masculino. Já a Vila Fagundes/Alto da Liberdade na categoria feminina. Na categoria Mirim Juvenil quem levou a melhor foi a equipe do Alto da Usina. Com esses resultados as 150 cestas básicas arrecadadas ficaram divididas da seguinte forma: Alto do Cruzeiro foi contemplada com 25 cestas, Vila Fagundes/Alto da Liberdade 45 cestas, Alto da Varginha 41 cestas e Alto da Usina 39 cestas. As mesmas serão entregues pelos coordenadores dos times às famílias carentes de cada bairro. As equipes vencedoras também receberam troféus entregues pela Prefeita Rosana Cotrim, que na ocasião parabenizou os desportistas e reafirmou o compromisso da Administração Municipal com o esporte no município. “Todas as equipes participantes estão de parabéns pelo empenho, espírito solidário e esportivo. Continuaremos dando a devida atenção ao esporte em nosso município, pois sabemos que este tem o poder de promover a saúde, lazer e bem estar na vida dos praticantes.” Disse.

O projeto consistiu na promoção da prática esportiva através do futsal e também na distribuição de cestas básicas às famílias carentes do município.

Junta Comercial da Bahia lança ferramenta online que agiliza emissão de certidões

Segunda / 11.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Certidão Web foi desenvolvida para proporcionar mais conforto e segurança aos clientes, bem como a redução no tempo de emissão de certidões (Foto: Carol Garcia).

Em operação da última segunda-feira (4) a Certidão Web, a mais nova ferramenta on-line da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), foi desenvolvida para proporcionar mais conforto e segurança aos clientes, bem como a redução no tempo de emissão de certidões. Além da certidão simplificada, que já era emitida por meio do site do órgão www.juceb.ba.gov.br, os requerentes agora podem, de qualquer lugar do país, emitir a certidão específica e a de inteiro teor. As três certidões são as principais exigidas pelo sistema financeiro e passam a ser emitidas no prazo máximo de 72 horas. Metade do tempo gasto quando a solicitação é feita de forma presencial na sede da Juceb em Salvador ou nas 34 unidades do órgão espalhadas pela Bahia.

De acordo com o presidente da Juceb, Antônio Carlos Tramm, entre os dados que constam nas certidões estão informações da empresa que podem ser apresentadas em uma concorrência, licitação ou até mesmo em processos. O titular do órgão explicou, que a partir de agora empresários do interior não terão mais que se descolar à Salvador ou à uma cidade vizinha para dar entrada nas certidões emitidas pelo órgão.  Ainda segundo o presidente da Juceb, novas estratégias serão adotadas pelo órgão no decorrer de 2016 com o intuito de agilizar os processos. “A partir de meados deste ano estaremos recebendo os processos digitalizados e com a assinatura digital. Aquele empresário que tem uma empresa em Salvador mas mora na Suíça ou nos Estados Unidos, por exemplo, vai assinar um contrato digital e encaminhar para nós. Poderemos fazer todo este processo, que era manual de forma digital”.

Governador Rui Costa anuncia construção de Policlínica em Guanambi

Segunda / 11.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

A informação foi dada pelo Governador durante visita à Brumado, na última quinta-feira (7), no ato de entrega das casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida.

O Governador Rui Costa vai assinar ordem de licitação para a construção da Policlínica de Especialidades Médicas em Guanambi. A informação foi dada pelo Governador durante visita à Brumado, na última quinta-feira (7), no ato de entrega das casas populares Residencial Brisa III e IV. “Estarei em Guanambi, no final de janeiro, entregando unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida” e autorizando a licitação da Policlínica Regional, que será construída na área do Centro Social Urbano atendendo toda a região com especialidades médicas”, disse Rui. A policlínica será gerida pelo governo do estado em parceria com os municípios que compõem o Consórcio do Alto Sertão. O Secretário de Planejamento, Jairo Magalhães, representou o Prefeito Charles Fernandes, acompanhado da Chefe de Gabinete Ana Paula, Vereador Vanilson Flores (Dr. Son), Secretário de Agricultura do Estado Vitor Bonfim, Deputada Ivana Bastos e lideranças locais. “A vinda do Governador será um marco para consolidar parcerias e iniciar este programa tão importante, que é a policlínica, fazendo avançar a qualidade da saúde pública na região”, destacou Charles Fernandes.