Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2016"

Caculé: Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação sobre imunização

Sexta / 15.01.2016

Por Tayga Ribeiro

O evento teve ênfase nas mudanças do calendário básico de vacinação para 2016 e em preparar os profissionais para a situação atual de distribuição de vacinas no Brasil.

A Secretaria de Saúde de Caculé, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e em parceria com a Atenção Básica, viram a necessidade de promover uma capacitação sobre imunização. A orientação teve ênfase nas mudanças do calendário básico de vacinação para 2016 e em preparar os profissionais para a situação atual de distribuição de vacinas no Brasil. O evento foi realizado na manhã da última quarta-feira (13) e contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, vacinadores, enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde e coordenadora de atenção básica, Joziane Brito.

O Ministério da Saúde alterou as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não será mais necessária a terceira dose. As mudanças já estão valendo desde o dia 04 de janeiro. Segundo a Coordenadora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Caculé, Paula Junqueira Mota, as mudanças no calendário melhoram a cobertura vacinal da população, consequentemente diminuindo a incidência das doenças imunopreveníveis. A falta de repasse de várias vacinas pelo Ministério da Saúde, em todos os estados brasileiros, preocupa e causa transtornos na oferta dos imunizantes na rede hospitalar e nas unidades básicas de saúde. O Ministério da Saúde aguarda posição dos fabricantes para normalizar a distribuição.

O encontro contou com a participação dos Agentes de Saúde, vacinadores, enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde e coordenadora de atenção básica, Joziane Brito.

Caetité: Departamento de Trânsito informa sobre fechamento de ruas

Sexta / 15.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O fechamento das ruas ocorrerá nos dias da realização do 4º Carnaval da Diversidade e 29ª Lavagem da Esquina do Padre.

O Departamento Municipal de Trânsito de Caetité informa que as ruas, que compreendem o percurso do 4º Carnaval da Diversidade e 29ª Lavagem da Esquina do Padre, foram fechadas hoje às 16h. As ruas também serão interditadas amanhã (16) a partir das 14h e no domingo (17) a partir das 16h. Os carros estacionados no percurso estarão sujeitos à remoção.

Novas Assessorias aprimoram gestão das Secretarias Estaduais

Sexta / 15.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Nas soluções implementadas, destacam-se a elaboração do Plano Estratégico das Secretarias e do Plano Plurianual para o período 2016-2019 (Foto: Reprodução/Internet).

As Assessorias de Planejamento e Gestão (APG), criadas há um ano pela Lei n° 13.204/2014, têm cumprido o seu papel de assessorar os titulares das Secretarias do Estado da Bahia nas atividades relativas à gestão organizacional, planejamento estratégico, orçamento e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Sua atuação em 2015 colaborou para a definição das estratégias de ação de cada órgão estatal, facilitando o alcance de metas e elevando a qualidade da prestação dos serviços públicos e a satisfação dos usuários.

Entre as soluções implementadas pelas APGs, destacam-se a elaboração do Plano Estratégico das Secretarias e do Plano Plurianual para o período 2016-2019. Outras conquistas das assessorias estão relacionadas à padronização de processos de planejamento orçamentário e de gestão, qualificação dos gastos públicos e Plano de Aquisição da TIC. Segundo o Diretor de Soluções em Gestão da Secretaria da Administração (Saeb), Milton Coelho Filho, as APGs têm contribuído para melhorar o desempenho organizacional do Governo, coordenando o necessário aprimoramento da estrutura para executar a estratégia e alcançar as metas através da disponibilização de técnicos dedicados exclusivamente à gestão. Além disso, o fato da demanda por Tecnologia de Gestão ter crescido no último ano, desde a criação das APGs, demonstra a efetividade da atuação dessas Assessorias. Outro fator que contribuiu para melhorar a gestão foi a inserção da governança da tecnologia da informação e comunicação nos processos organizacionais.

Brumado: Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável realiza reunião

Sexta / 15.01.2016

Por Luís Gustavo

O município tem buscado recursos junto ao Governo do Estado, assim como a instalação de dessalinizadores.

Foi realizada, na manhã da última quarta-feira (13), no auditório da SEMAC, uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, oportunidade na qual foram debatidos os trabalhos do último mês. Após a leitura da Ata da reunião, o Presidente Gilberto Lima Dias solicitou ao Prefeito Aguiberto Lima que nomeie os novos membros do Conselho, que serão responsáveis pela condução da entidade no biênio 2016/2017, tendo sido apresentada uma lista contendo os nomes dos representantes e suplentes das associações de produtores de cada região.

Na ocasião, o Coordenador de Agricultura da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Flávio Alves Meira, destacou a criação do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Brumado (SAFER), que será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira, dia 18, mas já na próxima sexta (15) inicia as suas atividades. O SAFER fica localizado na Av. Guilherme Dias, próximo a Coelba e, segundo o seu Presidente José Meira Leite, mais conhecido como ‘Zé Leite’, os produtores rurais precisam se associar para fortalecer a instituição, que vai lutar pelos direitos de todos.

Fazendo uso da palavra, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Frederico Neves, manifestou o seu apoio à criação do SAFER e destacou o empenho da atual gestão em fortalecer e apoiar o homem do campo e, sobretudo, a agricultura familiar. Segundo Fred Neves, o município tem buscado recursos junto ao Governo do Estado, através do Programa ‘Água para Todos’, assim como tem buscado a instalação de dessalinizadores, através do programa ‘Água Doce’. O Secretário destacou ainda que está solicitando ao Governo do Estado, os equipamentos agrícolas do antigo DERBA e mais dois veículos para ficar à disposição da Secretaria de Agricultura, visando garantir um melhor atendimento ao homem do campo, em Brumado.

Na ocasião Flávio Alves Meira destacou a criação do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Brumado (SAFER).

Comunidades rurais de Brumado serão beneficiadas pelo programa “Água doce”

Quinta / 14.01.2016

Por Luís Gustavo

Segundo Frederico Neves, Água Doce é um programa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Prefeitura de Brumado.

Cerca de 20 comunidades rurais, pertencentes à região de Brumado, serão contempladas com sistemas dessalinização de água em poços artesianos por meio do projeto “Água Doce”. Segundo o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Frederico Neves, Água Doce é um programa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Brumado, gerido através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O projeto consiste em implantar o processo de dessalinizações em regiões que já possuem poços artesianos abertos pela Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB). Para a implantação do recurso é necessária a vazão suficiente de água potável para suprir a comunidade. Será implantado um sistema contendo três caixas, com capacidade de 10 mil litros cada, e um tanque para comportar os rejeitos gerados pela dessalinização da água atendendo a exigência mínima de 20 famílias por comunidade. No momento, estão sendo realizadas obras nas comunidades de Caatinga Grande, Lagoa da Tapagem, Laranjão, Agrestinho e Capote. A Prefeitura Municipal aguarda o inicio, pela empresa responsável, de mais 15 obras que já foram liberadas.

Será implantado um sistema contendo três caixas, com capacidade de 10 mil litros cada, e um tanque para comportar os rejeitos gerados pela dessalinização da água.

Governo da Bahia lançará edital de apoio à cadeia produtiva da aquicultura e pesca

Quinta / 14.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O investimento no edital é de R$ 20 milhões, com recursos do Estado e do Banco Mundial (Foto: Reprodução/Internet).

O Governo da Bahia vai lançar, na próxima sexta-feira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o edital para seleção de projetos de apoio à cadeia produtiva da aquicultura e pesca. Em âmbito do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o evento será realizado no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) da Bahia, em Santo Amaro da Purificação. Estarão presentes o Governador Rui Costa, Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, Diretor Executivo da CAR, Wilson Dias, e lideranças regionais de todo o estado. O investimento no edital é de R$ 20 milhões, com recursos do Estado e do Banco Mundial. Serão beneficiados agricultores familiares e empreendedores da economia solidária dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, através de convênios assinados com entidades legalmente constituídas. Os projetos serão selecionados a partir da Manifestação de Interesse de organizações produtivas da agricultura familiar e de empreendimentos de economia solidária do Estado da Bahia. As Manifestações de Interesse deverão ser inscritas eletronicamente mediante preenchimento do formulário no sistema disponível no site www.car.ba.gov.br.

Centro Universitário Jorge Amado oferece desconto de até 40% para servidores estaduais

Quinta / 14.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

As promoções são variadas e têm como público alvo os novos estudantes da instituição que ingressarem pela nota do Enem.

O Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), parceiro do Clube de Desconto, está com condições especiais para os servidores públicos estaduais e seus dependentes. As promoções são variadas e têm como público alvo os novos estudantes da instituição que ingressarem pela nota do Enem. Para ter acesso aos benefícios, é preciso utilizar o código do consultor AGE1005 no site www.unijorge.edu.br.

Uma das promoções incide sobre o valor mensal dos cursos, com descontos que variam entre 20% e 40%. Quem pretende estudar Enfermagem terá 40% de abatimento na mensalidade da graduação. Já para os cursos de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, Design, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia o desconto será de 30%. Para os demais cursos ofertados pela Unijorge o índice de abatimento será de 20%. Outro benefício voltado aos novos estudantes da instituição é a isenção na primeira mensalidade nos cursos regulares. A partir do segundo mês de faculdade serão adotados novos valores, já com os descontos previstos para cada curso. Entretanto, para os bacharelados e cursos superiores tecnológicos ofertados na modalidade EAD, os descontos serão de 50% na primeira parcela e de 30% nas mensalidades subsequentes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3206-8000 e (71) 99611-7031. A relação completa dos parceiros do Clube de Desconto pode ser obtida no Portal do Servidor www.portaldoservidor.ba.gov.br.

Governo federal investiu R$ 567 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar

Quinta / 14.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O PAA fortalece os canais de comercialização das famílias e contribui para segurança alimentar e nutricional da população de baixa renda (Foto: Reprodução/Internet.).

Estratégico para promover as políticas de segurança alimentar e nutricional do país, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) destinou R$ 567,2 milhões à compra de alimentos da agricultura familiar em 2015. Em 2015 foram aplicados R$ 565,6 milhões. Metade dos investimentos foram operacionalizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  O Programa também é executado por estados e municípios com recursos do Governo Federal.

Só em 2015, 38,8 mil famílias de agricultores tiveram o apoio da Companhia na comercialização de sua produção por meio do PAA. Cerca de 50% dos beneficiados são mulheres e 20% assentados da reforma agrária. No total, 917 projetos foram formalizados pela Conab com o objetivo de apoiar diretamente cooperativas e associações de agricultores familiares.  Foram investidos R$ 287 milhões pelo MDS, e R$ 21 milhões pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), totalizando execução de R$ 298 milhões.

 “A Conab segue firme na execução do PAA, em parceria com MDS e MDA. Este ano, estivemos presentes em mais de 540 municípios. O programa é fundamental para o desenvolvimento econômico da agricultura familiar”, avalia o Diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Intini. Do total aplicado, R$ 241 milhões foram destinados à Compra com Doação Simultânea (CDS). Nesta modalidade, foram adquiridas 135 mil toneladas de alimentos destinadas ao abastecimento de 2.800 instituições das redes sócio assistencial de ensino, de saúde e em equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

Governo Federal disponibiliza R$ 45 milhões para aeroporto de Vitória da Conquista

Quinta / 14.01.2016

Por Secom/BA

A verba foi liberada para a construção do Terminal de Passageiros (Foto: Reprodução/Internet).

Foi publicada na última quarta-feira (13), no Diário Oficial da União, a liberação do convênio entre o Governo da Bahia e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para a construção do Terminal de Passageiros (TPS) do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O Governo Federal disponibilizou R$ 45 milhões para que a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) licite e construa o terminal. Uma reunião em Brasília entre o Diretor de Aeroportos e Terminais da Seinfra, Denisson de Oliveira, e membros da SAC, deve acontecer ainda nesta semana para definir as planilhas de preços da construção do terminal.

Segundo o Secretário da Seinfra, Marcus Cavalcanti, o edital de licitação deve ser lançado em fevereiro. Ele ressalta também as obras que vem sendo realizadas para melhorar o acesso ao aeroporto. “A construção do viaduto sobre a BR-101 vai ser importante para quem precisa utilizar a via para chegar ao terminal. Uma nova pista de acesso também será construída”, afirma. As vias internas do aeroporto, a sessão contra incêndio e as cercas de proteção, entre outros serviços da primeira fase da obra, estão 96% concluídas e tem previsão de entrega no primeiro semestre deste ano. A construção do terminal de passageiros deve ser realizada em um ano a partir da assinatura da ordem de serviços. A Seinfra estima que o aeroporto seja entregue em 2017.

Para incentivar a ampliação de destinos comerciais na Bahia, o Governo do Estado reduziu de 17% para 12% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível de aeronaves, o querosene. O benefício será concedido às companhias aéreas que ampliarem em até 40% o número de assentos para voos nacionais e internacionais com destino à Bahia.

Nordeste fecha 2015 com maior crescimento do número de inadimplentes

Quinta / 14.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o indicador do SPC Brasil e da CNDL, foi registrado um avanço de 7,62% frente ao ano anterior (Foto: Reprodução/Internet).

Ano turbulento para os registros de consumidores com contas em atraso, 2015 terminou com a região Nordeste tendo a maior variação no número de inadimplentes na comparação com 2014. De acordo com o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), foi registrado um avanço de 7,62% frente ao ano anterior. Apesar de apresentar uma desaceleração em relação à alta de novembro, o resultado de dezembro permanece em patamares elevados.

Segundo o Presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o aumento da quantidade de consumidores inadimplentes reflete o difícil cenário macroeconômico visto em 2015, com piora dos índices de emprego e avanço da inflação. "A alta dos preços aliada ao aumento do desemprego afetou a renda das famílias, que sentem dificuldades para pagar as dívidas pendentes", diz o Honório. Nas regiões Norte e Nordeste, na comparação com dezembro de 2014, o setor de Comunicação foi o que registrou a maior variação anual do número de dívidas com crescimento de 11,84% e 11,93%, respectivamente.

Brumado: CDL entrega carro ao ganhador da Campanha de Natal 2015

Quinta / 14.01.2016

Por Luís Gustavo

A entrega foi realizada pelo Presidente da CDL, Bruno Nascimento, ao ganhador Mauricio Lima de Souza, que leva para casa um carro 0 km.

A Câmara de Dirigentes e Lojistas de Brumado (CDL) entregou, na última terça-feira (12), o Volkswagen Up 4 portas referente à Campanha de Natal 2015 “Show de Prêmios CDL + Brumado”. A entrega foi realizada pelo Presidente da CDL, Bruno Nascimento, ao ganhador Mauricio Lima de Souza, que leva para casa um carro 0 km. O ganhador é residente do povoado de Lagoa Funda e comprou na loja Ideal Calçados e Confecções. Já os ganhadores das cinco TV’s de 42 polegadas foram Gerúsia Souza Caires, Valdinei Pereira de Azevedo, Viviane Bonfim Aguiar, Leandro da Silva Alves e Geovana Santana Machado.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 16/01

Quarta / 13.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado (16), das 13:30h às 18:30h, atingindo varias localidades do Centro.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado (16), das 13:30h às 18:30h. Serão atingidos a Praça Getúlio Vargas na Rua Sete de Setembro, Rua Gonçalves Dias, Rua Marcílio Dias, Rua Santo Antônio, Rua Silva Jardim e Travessa Sete de Setembro. Todas as ruas atingidas estão localizadas no Centro da cidade de Guanambi. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca a disposição para os esclarecimentos necessários.

Barra da Estiva: vem aí a 1ª Copa Bam Bam de Futsal Feminino

Quarta / 13.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Só restam 4 vagas. Interessados em inscrever as suas equipes podem fazer contato com Kléber, através do telefone (77) 98123-3322.

Nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, no Ginásio de Esporte Leonardo Caires Rocha, em Barra da Estiva, será realizada a 1ª Copa Bam Bam de Futsal Feminino. O evento está sendo organizado por ‘Kléber Bam Bam Esportes’ e vai distribuir quase R$ 3 mil em premiação, além de troféus e medalhas para a equipe campeã, a vice e o 3º lugar. Serão premiadas ainda a melhor goleira, a artilheira e a melhor jogadora da competição.

A competição pretende reunir 18 equipes, sendo que, até agora, catorze já confirmaram presença: Seleção de Barra da Estiva, Seleção de Ibicuí, Jequié Esporte Clube, Potiraguá, Fênix/Jussari, Mato Verde/MG, Garota Itapetinguense, Contendas do Sincorá, Barra do Choça, Novo Futsal/Ibicoara, Seleção de Tanhaçu, Fênix/Barra da Estiva, Cascavel e Seleção SUB-17 de Andaraí.

Interessados em inscrever as suas equipes podem fazer contato com Kléber, através do telefone (77) 98123-3322.

Prefeito Charles Fernandes empossa Conselheiros Tutelares de Guanambi

Quarta / 13.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

A Solenidade foi realizada no gabinete do Prefeito Charles Fernandes.

Em ato Solene realizado na manhã da última terça-feira (12) foram empossados os novos conselheiros tutelares do município de Guanambi, onde exercerão o mandato por quatro anos. O evento foi realizado no gabinete do Prefeito Charles Fernandes. As autoridades presentes que usaram da palavra destacaram a importância do conselho. Tanto no contexto de proteção e acompanhamento do menor, como na parceria com a sociedade e poder publico na condução dos trabalhos. Encerrando a solenidade, a Secretária de Assistência Social, Maria Silvia (Lilia), parabenizou os empossados frisando a prioridade da gestão municipal na execução de políticas publicas voltada para o social. O prefeito Charles Fernandes frisou que ao dar apoio aos trabalhos do conselho está fortalecendo um órgão fundamental, promovendo a inclusão social das crianças e adolescentes. Destacou ainda que o ato tão representativo foi uma demonstração de reconhecimento do poder publico, sociedade e instituições na busca de uma sociedade melhor para todos. O evento foi prestigiado por familiares, autoridades municipais, lideranças comunitárias, representantes de igrejas. Presentes também representantes do poder judiciário, Promotor Publico Dr. Leandro Mansini, Presidente da OAB Drª Maria Luiza, Capitão Vidal representante do 17º batalhão de Policia Militar e a Presidente do CMDCA Srª Dulcinêia Pereira da Silva.

As autoridades presentes, que usaram da palavra, destacaram a importância do conselho no contexto de proteção e acompanhamento do menor.

Nova gestão toma posse do Conselho Tutelar de Paramirim

Quarta / 13.01.2016

Por Fagner Abreu

O ato aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Paramirim (Foto: Luiz Carlos Marques).

A Secretaria Municipal de Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossaram, no último domingo (10), as cinco novas conselheiras tutelares de Paramirim. O ato aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores do município. O período vigente desta nova equipe será de 2016 a 2020. A mesa foi composta pelo vice-prefeito Antônio Robson, Secretário de Ação Social Antônio Marques, vereador George Tanajura, presidente do CMDCA Sandra Neves e as cinco conselheiras e duas suplentes. Após serem apresentadas, as conselheiras prestaram juramento e foram empossadas pelo vice-prefeito. O Conselho Tutelar é composto por cinco membros. São eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção tomar em cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção, estado, comunidade e família, o Conselho goza de autonomia funcional. Não há nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. Importante esclarecer que a autonomia do conselheiro funcional não é absoluta. No tocante às decisões, estas devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três Conselheiros.

Após serem apresentadas, as conselheiras prestaram juramento e foram empossadas pelo vice-prefeito Antônio Robson (Foto: Luiz Carlos Marques).