Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2016"

Prefeitura de Caetité intensifica manutenção de ruas após fortes chuvas

Sábado / 30.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

As equipes estão nos pontos mais críticos trabalhando para a recuperação de ruas e também para a limpeza.

A Prefeitura de Caetité intensificou o trabalho de manutenção de ruas, na última quinta-feira (28), por conta das chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Com a leve trégua que a chuva deu no início da manhã, já foi possível recuperar a maioria dos pontos mais danificados registrados por uma equipe de Força Tarefa, que foi montada após reunião de urgência convocada pelo prefeito José Barreira, na última quarta-feira (27). As equipes estão nos pontos mais críticos trabalhando para a recuperação de ruas e também para a limpeza, retirando cascalhos, pedaços de madeira e objetos que foram levados pela força da chuva. A retirada do barro, que desceu da parte mais alta da cidade, também já está sendo executada e já apresenta mais fluidez no trânsito da cidade. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos continuaram o trabalho de manutenção de ruas durante todo o dia, no intuito de garantir a segurança da população. “Estamos monitorando a situação e já temos equipes nas ruas cuidando da manutenção das vias e da segurança das pessoas. Nós vamos continuar em estado de alerta, com todo o nosso pessoal pronto para entrar em ação”, ressaltou o prefeito José Barreira.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos continuaram o trabalho de manutenção de ruas durante todo o dia, no intuito de garantir a segurança da população.

Sindicato dos Bancários faz manifestação em visita de Rui Costa à Vitória da Conquista

Sábado / 30.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na carta entregue em mãos ao Governador, o Sindicato cobra o cumprimento das promessas feitas por ele em campanha.

Na última sexta-feira (29), o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, esteve em Vitória da Conquista cumprindo sua agenda de trabalho. Na oportunidade, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu uma manifestação cobrando investimentos em segurança para bancários e usuários do sistema financeiro.

A Bahia é o estado do nordeste com mais casos de ataques a bancos, só em 2015 foram 209 ocorrência entre assaltos, sequestros e explosões. Na base do Sindicato, que compreende 45 cidades e 92 agências, já foram 32 ataques nos últimos anos. Essas ações geram prejuízos para bancários e população, além de enfraquecer a economia desses municípios. ‘A pauta de segurança é uma reivindicação antiga da categoria, mas os bancos e o governo nunca apresentam uma solução eficaz’, diz nota encaminhada nossa Redação.

Na carta entregue em mãos ao Governador, o Sindicato cobra o cumprimento das promessas feitas por ele em campanha, a exemplo da instalação das de seis bases aéreas da PM, equipadas com helicópteros, para o interior da Bahia. Trabalhadores aguardam medidas efetivas para prevenção e o combate a esses crimes, que estão provocando terror e insegurança a toda população.

A Bahia é o estado do nordeste com mais casos de ataques a bancos, só em 2015 foram 209 ocorrência entre assaltos, sequestros e explosões.

Caetité: Atendimentos do Saúde sem Fronteiras encerraram ontem (29)

Sábado / 30.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Nos sábado (30) e domingo (31) serão dias direcionados apenas para a realização de cirurgia de catarata.

Os atendimentos da Estratégia Itinerante Saúde sem Fronteiras - Oftalmologia chegam ao fim ontem (29). Nos sábado (30) e domingo (31) serão dias direcionados apenas para a realização de cirurgia de catarata. Até o momento já foram realizadas 940 cirurgias, o que deixa a equipe do projeto bastante satisfeita e feliz. A Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, retificou a importância dessa ação. "Esse é um momento muito importante para Caetité e região. São 21 municípios atendidos e beneficiados com esse programa, que é mais qualidade de vida para a população", ressaltou a secretária.

Governo de Brumado irá investir 4,5 milhões em recuperação de ruas e estradas vicinais

Sábado / 30.01.2016

Por Luís Gustavo

Será gasto em recuperação das ruas do município, destruídas pelas chuvas, aproximadamente 2,5 milhões de reais.

Na manha da última sexta-feira (29), foi realizada uma coletiva de imprensa organizada pelo Prefeito Aguiberto Lima Dias, na sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, onde compareceu toda a imprensa falada, escrita e online. Segundo o prefeito, o real motivo foi esclarecer as dificuldades que o município vem passando devido o ultimo mês de fortes chuvas, que atingiu toda a região e o município de Brumado com grande intensidade. Será gasto em recuperação das ruas do município aproximadamente 2,5 milhões de reais. As obras serão iniciadas após a estiagem das chuvas. Também serão investidos 2 milhões nas estradas vicinais da zona rural do município de Brumado, onde são encontradas comunidades rurais isoladas pelas cheias de rios, riachos e lagoas.

O prefeito relatou que esses prejuízos causados pelas chuvas, são decorrentes de não haver um sistema de drenagem de águas pluviais e sistema de esgoto adequado para que esse fluxo de água escoe para o rio. Ainda segundo Aguiberto, a obrigação de realizar a coleta de esgoto é da Embasa e que será cobrado mais investimentos da empresa para o município. O Secretario Municipal de Saúde, Claudio Feres, esclareceu dados levantados sobre a polêmica Tríplice-endemias, que vem repercutindo em todo o país e em nosso município. Segundo o secretario, toda sua equipe está empenhada na campanha, com mutirões, se deslocando aos bairros do município. Outro assunto pautado foi o que assombrou moradores do Bairro São José, o possível rompimento do barramento construído na fazenda Santa Inês. Segundo o Secretario de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Frederico Neves, foi realizado uma drenagem para evitar o possível rompimento, deixando a ponte fora de risco.

O prefeito Aguiberto encontrará com o Governador Rui Costa no município de Guanambi, onde ira realizar pedidos para o município na área de infraestrutura e recursos hídricos. Além de solicitar recursos para um sistema de esgotamento e drenagem de águas pluviais e solicitar o aumento da crista da barragem de Cristalândia.

Codevasf alerta agricultores para os cuidados contra o Aedes Aegypti

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Para diminuir a proliferação do mosquito, a melhor maneira é eliminar os locais com acúmulo de água, que são propícios para a reprodução do mosquito.

Os agricultores familiares, que possuem lotes nos perímetros irrigados geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), também devem adotar medidas preventivas para os possíveis focos do Aedes aegypti em seus lotes. Para diminuir a proliferação do mosquito, a melhor maneira é eliminar os locais com acúmulo de água, que são propícios para a reprodução do mosquito. Algumas medidas são fundamentais. Mantenha as caixas d'água, cisternas e outros depósitos de água bem tampados, remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha, troque a água de plantas por terra ou areia, guarde garrafas sempre com a boca para baixo, guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada e limpe com escova ou bucha os potes de água para animais. Faça sua parte. Não dê folga para o mosquito da dengue.

Guajeru: emendas parlamentares possibilitaram aquisição de equipamentos para o novo Centro de Saúde

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria Municipal de Saúde vem acompanhando os procedimentos burocráticos, junto à Diretoria Administrativa da Secretaria Estadual de Saúde (DAB/SESAB).

Já em fase de conclusão, as novas instalações do Centro de Saúde em Guajeru deverão ser inauguradas ainda no primeiro semestre de 2016, oferecendo mais conforto e um melhor atendimento aos pacientes do município. Duas importantes emendas parlamentares, apresentadas pelos deputados Waldenor Pereira e Artur Maia, possibilitaram a destinação de aproximadamente R$ 450 mil. O valor será investido na aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o novo Centro de Saúde do município, bem como para as Unidades de Saúde da Família. A Secretaria Municipal de Saúde vem acompanhando os procedimentos burocráticos, junto à Diretoria Administrativa da Secretaria Estadual de Saúde (DAB/SESAB), quanto a aquisição dos equipamentos e a execução da emenda. Dentre estes equipamentos estão; compressor odontológico, autoclave, laringoscópio infantil, cadeira odontológica, entre outros.

Cartão de registro profissional vai substituir anotação na Carteira de Trabalho

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Legenda: Serviço vai permitir atendimento mais rápido, aprimorar a segurança das informações e os mecanismos de comprovação (Foto: Reprodução/Internet).

Desde a última quarta-feira (27), o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) passou a emitir, pela internet, um cartão de registro profissional. A medida substitui as anotações nas Carteiras de Trabalho. O objetivo é oferecer um atendimento mais moderno e rápido aos profissionais que solicitam o registro, além de aprimorar a segurança das informações e fornecer mecanismos hábeis de comprovação. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), no dia 27, na Portaria Nº 89, de 22 de janeiro de 2016.

A partir de agora, os trabalhadores que tiverem o pedido de registro aceito pelo ministério vão acessar o Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), disponível no site http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/ ou no Portal do MTPS (http://www.mte.gov.br), para imprimir o seu cartão. Assim, não será mais necessário retornar ao posto de atendimento para a anotação do registro na Carteira de Trabalho.

O Sistema foi criado para armazenar os dados de registros dos profissionais. Além disso, tem por objetivo dar transparência e agilidade aos processos de solicitação de registro, adequando-se ao que dispõe a Lei de Acesso à Informação. Por meio do Sistema, o interessado poderá ingressar com o seu pedido de registro profissional virtualmente, acompanhar o andamento da análise da sua solicitação, consultar a situação de seu registro e imprimir o seu cartão de registro profissional.

Secretário Estadual da Saúde visitou estrutura do Saúde Sem Fronteiras em Caetité

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A vinda do secretário ao município foi acompanhada pelo prefeito José Barreira, pela primeira-dama Cléia Montenegro, secretários e vereadores.

O Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, esteve no município de Caetité, na manhã da última quarta-feira (27), para acompanhar de perto o Programa Saúde Sem Fronteiras - Oftalmologia, que é fruto de uma parceria entre o governo do estado e a Prefeitura de Caetité. O evento teve início na última segunda (25) e segue até o dia 31 deste mês. A estrutura foi montada no Ginásio de Esportes Hélio Negreiros. A vinda do secretário ao município foi acompanhada pelo prefeito José Barreira, pela primeira-dama Cléia Montenegro, secretários e vereadores. Pela segunda vez em Caetité, a primeira foi em 2010, o programa Saúde Sem Fronteiras-Oftalmologia tem estrutura para realizar por dia 1.000 exames oftalmológicos e 250 cirurgias, de acordo com a coordenação do programa. O saldo será de mais de 5 mil exames e 1.500 cirurgias que darão às pessoas a possibilidade de voltar a enxergar.

Para o Secretário da Saúde, a iniciativa de trazer para Caetité o programa Saúde Sem Fronteiras facilita a vida das pessoas que precisam se consultar com um oftalmologista e fazer a cirurgia de catarata. “Ao invés de as pessoas terem que ir para Salvador, ficar meses ou até anos esperando por um procedimento como esse, o governo do estado, junto com a Prefeitura de Caetité, uniu esforços e trouxe para o município exames e cirurgias como a correção de catarata”, destacou Fábio.

O prefeito José Barreira frisou a importância da parceria com o governo do estado para receber o projeto no município. “Eu sei que muita gente que está sendo atendida pelo programa tem dificuldade para ir a Salvador só para fazer essa cirurgia, muitos já estavam há tempo com o problema mas não tinham a oportunidade de buscar o tratamento fora. Estamos dando essa oportunidade, com toda estrutura, perto de casa, com profissionais que têm mais de oito anos de experiência em cirurgias desse tipo, garantindo que todos estão em boas mãos e que sairão daqui enxergando o mundo de outra forma”, ressaltou.

Pela segunda vez em Caetité o programa Saúde Sem Fronteiras-Oftalmologia tem estrutura para realizar por dia 1.000 exames oftalmológicos e 250 cirurgias.

Guanambi: Laboratório de Análises Clínicas da FG abre seleção para estágio remunerado

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O estágio tem carga horária de 30 horas semanais. Os currículos podem ser encaminhados via e-mail (Foto: Reprodução/Internet).

O Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade Guanambi abriu, na última segunda-feira (25), inscrições para estágio remunerado. Estudantes de Biomedicina e Farmácia, que estejam cursando entre o segundo e quinto semestre e que tenham disponibilidade para estagiar no período noturno, poderão se inscrever. O estágio tem carga horária de 30 horas semanais. Os currículos podem ser encaminhados, com indicação de título “Vaga para Estágio”, para o e-mail [email protected]. Os interessados devem ter, dentre outros itens, conhecimentos técnicos na administração de laboratório e sobre biosegurança. Maiores informações pelo telefone 77-3451-5547.

Saiba como entrar em contato com a ouvidoria da Codevasf

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A ouvidoria dispõe do número 0800 610021. O serviço é gratuito e indicado para pessoas que precisam de uma resposta simples e direta (Foto: Reprodução/Internet).

A ouvidoria da Codevasf funciona na sede da Companhia, em Brasília, mas atende todo o território nacional. O canal é um espaço onde o cidadão pode manifestar sua opinião sobre os serviços prestados pela empresa em seu estado. Ao receber as manifestações dos interessados, a ouvidoria avalia e encaminha as demandas às áreas responsáveis pelo assunto. Ela também acompanha as providências e busca soluções para as solicitações recebidas. As reclamações, sugestões, críticas ou elogios podem ser realizadas de diversas formas. Por meio eletrônico, no portal do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV), ou por meio do e-mail [email protected]. A ouvidoria dispõe ainda do número 0800 610021. O serviço é gratuito e indicado para pessoas que precisam de uma resposta simples e direta. O atendimento presencial somente no edifício-sede da empresa, em Brasília. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.

Governo de Guanambi implanta Sistema de Ensino Aprende Brasil

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Alunos do G4 e G5 da Educação Infantil, em 17 escolas, serão atendidos pelo sistema.

A Rede Municipal de Ensino de Guanambi vai iniciar o ano letivo de 2016 com novidades. Trata-se da implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, solução educacional desenvolvida pela Editora Positivo, maior corporação educacional e de tecnologia do país. Serão atendidos mil alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Para a Secretária Municipal de Educação, Maristela de Souza, o município optou pela implantação no Sistema na Educação Infantil porque uma educação de qualidade começa pela base. “A Editora Positivo é referência, o que nos dá segurança e a garantia de que não tivemos um gasto, e sim um investimento. Dos materiais avaliados é o que mais se identifica com o nosso pensamento”, afirma.

Alunos do G4 e G5 da Educação Infantil, em 17 escolas, serão atendidos pelo sistema. Os professores de Guanambi passarão a contar com orientações sobre o material didático e a utilização das ferramentas e dos conteúdos disponibilizados no Portal Aprende Brasil. Espaço onde a Secretaria de Educação e as escolas integram a internet aos ambientes de ensino e aprendizagem. Além disso, assessoria pedagógica e acompanhamento permanente via e-mail, fax e telefone estarão disponíveis ao longo do ano. O Sistema de Ensino Aprende Brasil, atualmente, está presente em 2.800 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 510 mil alunos de mais de 230 municípios brasileiros. Aos municípios conveniados, é oferecida uma coordenação pedagógica regional, que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do Sistema na região.

Governo de Igaporã adquire nova ambulância com recursos próprios

Sexta / 29.01.2016

Por Samuel Gonçalves

O investimento total para a compra da ambulância foi de 68 mil reais. A mesma já auxilia no atendimento de urgência e emergência dos pacientes no município.

Apesar da forte crise enfrentada pelos municípios de todo o país, a Prefeitura de Igaporã vem investindo com prioridade os recursos do município. Exemplo disso é a recente aquisição de uma ambulância 0 km, modelo Fiat Strada, que já está à disposição da população. O investimento total para a compra da ambulância foi de 68 mil reais. A mesma já auxilia no atendimento de urgência e emergência dos pacientes no município. Com mais essa conquista a saúde do município foi reforçada, na medida em que oferece aos cidadãos maior conforto nos eventuais deslocamentos para os centros regionais, como Guanambi, Vitória da Conquista e Salvador. Inúmeras ações como estas promovem uma saúde cada vez mais humanizada e acessível aos cidadãos do município. Somente na atual gestão, diversos setores da administração foram contemplados com veículos adquiridos com recursos próprios do município, a exemplo de duas caminhonetes 0km modelo VW Saveiro. Uma para atender as demandas da Secretaria de Educação e outra para a Secretaria de Saúde. Também foram adquiridos um Fiat Pálio 0km, para atender as demandas da Secretaria de Saúde, e uma VW SpaceFox 0km, para atender as demandas do Gabinete. Com recursos do IGD, foi adquirido um Fiat Uno 0km para atender as demandas do Bolsa Família e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Governo de Caetité monitora danos causados pelas fortes chuvas

Sexta / 29.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito José Barreira, acompanhado da sua equipe de infraestrutura e meio-ambiente, ouviram a população e fizeram um mapeamento das ruas danificadas.

No final da tarde da última quarta-feira (27), a equipe de infraestrutura e meio ambiente da Prefeitura de Caetité acompanhou o prefeito José Barreira e a vice-prefeita, Drª Fátima, em uma vistoria nas ruas e avenidas do município. O objetivo é organizar uma força tarefa para reparar os danos causados pelas fortes chuvas, que ocasionaram a paralisação de obras em andamento, danificou a infraestrutura das vias públicas e ainda impediu a realização de novas obras. Já no começo da tarde do mesmo dia, as equipes de infraestrutura e limpeza pública já estavam nas ruas fazendo a limpeza e retirando pedras e galhos, que impediam o fluxo de veículos. De acordo com o prefeito, o momento é de agir e reparar rapidamente os danos causados à população. “Montaremos uma força tarefa e teremos também o auxílio de todo o nosso secretariado e suas equipes, a fim de levantar o que a chuva derrubou. Além de implantar medidas preventivas evitando novos desastres”, explicou José Barreira. Em sua visita, o prefeito ouviu a população para mapear quais os principais problemas de cada ponto da cidade.

Ingressos do jogo inaugural do Flamengo de Guanambi já estão sendo vendidos

Sexta / 29.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

Os ingressos começaram a ser disponibilizados para os torcedores hoje (29). O ponto de venda é a loja do Flamengo de Guanambi, situada na Praça Manoel Novaes.

Toda logística de segurança pronta, infraestrutura sendo finalizada e todos os detalhes necessários estão sendo feitos para o grande e histórico jogo de futebol, onde o Flamengo de Guanambi enfrentará o Vitória da Conquista, pela série A do Campeonato Baiano 2016, neste domingo (31), às 16 horas, no Estádio Municipal 02 de Julho. “Está chegando o grande dia, estamos com o sentimento de missão cumprida, o estádio está ficando impecável e tudo está saindo como o previsto”, disse o prefeito Charles Fernandes.

A Federação Baiana de Futebol disponibilizou a carga de 2.590 ingressos para o público. Os portões serão abertos às 13 horas do domingo (31). Os ingressos começaram a ser disponibilizados para os torcedores hoje (29). O ponto de venda é a loja do Flamengo de Guanambi, situada na Praça Manoel Novaes, no Centro e também na bilheteria do estádio, no dia do jogo pela manhã. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). “Estamos no estádio diariamente, os últimos detalhes estão sendo feitos para garantir toda a estrutura necessária para o grande jogo, e com muita fé, será com uma grande vitória do time de Guanambi”, disse o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Victor Boa Sorte.

Na praça esportiva, foi feito reforma completa de vestiários, total revitalização do gramado, construção de novas cabines de rádio e Tv, revitalização da iluminação, e todas as demais adequações exigidas. O Governo do Estado, através da Sudesb, investiu R$ 500 mil e a Prefeitura de Guanambi R$ 900 mil. A reforma atendeu todas as exigências da Federação Baiana de Futebol, sendo um dos primeiros estádios a ter prontamente atendidos todos os laudos técnicos exigidos.

Governo de Paramirim apóia a criação do Conselho Comunitário de Segurança Publica

Quinta / 28.01.2016

Por Fagner Abreu

A intenção é que os integrantes do Conselho atuem como interlocutores da comunidade em prol do fortalecimento e da ampliação das políticas públicas.

Com o objetivo de ampliar a participação popular na elaboração de políticas públicas e, consequentemente, melhorar os índices de segurança de Paramirim, foi criada, na tarde da última terça-feira (26), o Conselho Comunitário de Segurança Pública do município. A diretoria executiva do Conselho é composto por 13 moradores, que ficarão à frente do conselho por três anos. Com apoio da Prefeitura Municipal de Paramirim e do Programa Pacto pela Vida do Governo do Estado da Bahia, a intenção é que os integrantes do Conselho atuem como interlocutores da comunidade em prol do fortalecimento e da ampliação das políticas públicas que estão em andamento, bem como as que estão previstas.

A Prefeitura de Paramirim, através do vice-prefeito Robson Martins, participou da criação do Conselho. A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, onde participaram servidores públicos municipais, estaduais e federais, a imprensa e a sociedade civil. O vice-prefeito, Robson Martins, afirmou que apesar do quesito segurança pública ser um dever do estado, o executivo municipal tem feito sua parte. Participou ainda da reunião o Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia, Francisco Borges, e disse que a criação do conselho em Paramirim é um passo grande para conscientização e educação pública no município.

A presidência do Conselho ficou a cargo do empresário Clovis Alan Saraiva Cruz. Os demais membros foram Edgar Caires, Lídio Silva, Roberto Lopes, Pastor Josemar, Antônio Pereira, José Barbosa Leão, Thiago Viana, Sandra Lima, Hélio Tanajura, Leobino Azevedo e José Alcides Silva de Oliveira. O presidente do Conselho afirmou que já existem projetos para melhoria da segurança do município e que vai buscar os órgãos competentes para pôr em pratica. “É uma grande responsabilidade. Estamos juntos em prol de melhorar o nosso município e a segurança é um dos pontos fundamentais. Nossa cidade está crescendo e temos que ficar atentos a isso. Trabalhos educativos também devem ser feitos para melhor instruir nossos jovens, para que não caminhem para a marginalização”.

A diretoria executiva do Conselho é composto por 13 moradores, que ficarão à frente do conselho por três anos.